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Empresas terão de pagar US$ 539 milhões à SEC por oferta ilegal de valores mobiliários

13 set 2021, 16:50 - atualizado em 13 set 2021, 16:50
SEC EUA
Segundo a Comissão, as empresas atraíram mais de cinco mil investidores por meio de mídias sociais e pela publicação de vídeos informativos em seus sites e plataformas  (Imagem: Reuters/Andrew Kelly)

Três grupos de mídia concordaram em pagar US$ 539 milhões à Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC, na sigla em inglês) por supostas ofertas ilegais de valores mobiliários, que aconteceram tanto na forma de ações como na de tokens digitais.

GTV Media Group Inc., Saraca Media Group Inc. e Voice of Guo Media Inc. terão de pagar multas individuais além da restituição. A Comissão alega que as três atraíram milhares de pessoas a investirem nas chamadas “G-Coins” e “G-Dollars”, bem como em ofertas não registradas de ações comuns.

As empresas atraíram investidores por meio de mídias sociais e pela publicação de vídeos informativos em seus sites e plataformas, como YouTube.

De acordo com a SEC, no total, as iniciativas das empresas renderiam US$ 487 milhões, vindos de mais de cinco mil investidores. Porém, a agência disse que nenhuma divulgação ou registro foi feito, apesar de a base de investidores contar com residentes americanos.

“Milhares de investidores compraram ações da GTV, G-Coins e G-Dollars, com base na solicitação dos respondentes ao público geral, mas com divulgações limitadas”, disse Richard R. Best, diretor da unidade da Comissão em Nova York, em uma declaração.

“Os ressarcimentos ordenados hoje pela Comissão, os quais incluem uma distribuição justa de fundos, fornecerão alívio significativo aos investidores dessas ofertas ilegais.”

O acordo não indica qualquer delito. Mesmo assim, GTV e Saraca concordaram com a “ordem de não fazer”, além da restituição de US$ 434 milhões e multas civis de US$ 15 milhões cada. A Voice of Guo também concordou com a mesma ordem, com a restituição de US$ 52 milhões, além da multa de US$ 5 milhões.

A ordem da SEC será publicada em todos os sites e mídias sociais das empresas. Elas também concordaram em não participar de qualquer oferta de valor mobiliário com base em ativo digital no futuro.

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