Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Entenda o impacto da aliança Centrão-Alckmin

20/07/2018 - 14:39

Alckmin

De acordo com notícias recentes, os partidos do chamado “centrão” (PP, DEM, PR, SD e PRB) decidiram formar uma aliança com o PSDB de Geraldo Alckmin. Embora o anúncio esteja previsto para quinta-feira da semana que vem, a aliança significa que a fatia de tempo na TV e rádio do PSDB chegaria a 50%.

De acordo com o Monitor Semanal das Eleições do Itaú, mais de 40% do tempo de TV historicamente faz diferença (veja o gráfico abaixo). Mesmo com as plataformas digitais, é importante notar que 21 milhões dos lares brasileiros ainda não tinha acesso à internet em 2016, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, feita em fevereiro.

O gráfico revela que uma aliança com uma grande fatia é geralmente capaz de ganhar entre 5 e 11 pontos percentuais de intenção de voto durante a campanha.

Fonte: Itaú

Uma mega coalizão entre partidos similares ao PSDB já era esperada por analistas políticos, então o acúmulo de tempo de publicidade não é uma novidade. Com a aliança, os outros partidos ficam com uma parcela mais fragmentada do tempo. A aliança com o centrão era o objeto de desejo de mais de um candidato.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Gustavo Kahil - 20/07/2018 - 14:39

Pela Web