Entrevista: Ontology discorre sobre planejamento de aplicações de blockchain

31/10/2019 - 12:49
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Erick Pinos é o líder de Desenvolvimento de Ecossistemas da Ontology nos Estados Unidos (Imagem: YouTube/MIT Bitcoin Club)

Erick Pinos, líder de Desenvolvimento do Ecossistema nos EUA da Ontology, deu uma entrevista ao grupo da comunidade Messari sobre o que é a empresa, sua visão, seus planos e suas parcerias para outros projetos. A seguir, a transcrição completa da conversa.

Wilson (da Messari): Estou muito feliz em apresentar Erick Pinos, líder de Desenvolvimento do Ecossistema nos EUA! Obrigado por se juntar a nós. Temos ótimas perguntas da comunidade, mas, antes de começarmos, você poderia falar um pouco sobre você e o que te levou até a cripto?

Erick: Com certeza! Obrigado pelo convite, Wilson! Me chamo Erick Pinos e sou o líder de Desenvolvimento do Ecossistema nos EUA na Ontology.

Eu ajudo na expansão para os mercados americanos por meio de parcerias de desenvolvimento empresarial, participação em conferências e recursos de desenvolvedores em inglês para a comunidade americana da Ontology.

Eu também faço parte da Blockchain Education Network (BEN), uma rede global de alunos, acadêmicos e professores de blockchain.

Ontology é uma plataforma pública que visa dominar o mercado de blockchain mundial (Imagem: Facebook/Ontology)

Eu entrei no mundo de cripto em 2014 quando todos os alunos do MIT (eu estudei lá) receberam air drops (recompensas) no valor de US$ 100 (o que valia meio bitcoin na época). A partir de então, criamos o MIT Bitcoin Club, que me ajudou a chegar aonde estou hoje.

Wilson: Multitalentos! BEN é um ótimo programa, então obrigado por todo o trabalho importante que vocês fazem lá. Seria ótimo termos um contexto sobre a Ontology também.

Como esse projeto começou? E depois, qual é o objetivo e a visão da Ontology? Que tipo de problemas ela vai resolver?

Erick: Ontology é um blockchain público de alta performance e uma plataforma distribuída de colaboração. Como uma infraestrutura de blockchain com integração multiblocos e multissistema, Ontology fornece serviços multicamadas, de sharding (partição de dados) e de blockchain público de VMs (máquinas virtuais) múltiplas.

Permite rápida customização de blockchains de fácil utilização que garantem privacidade através de tecnologia de componentes e garante comunicação eficiente entre blocos utilizando um conjunto de protocolos.

É muito técnico (capital de risco é assim mesmo), mas, basicamente, com a Ontology, você pode lançar aplicações no bloco principal (como NFTstokens não fungíveis — e utility tokens), além de configurar blocos secundários para mais casos de uso de blockchains privados (cadeia de fornecimento, consórcio de serviços de saúde, etc.) enquanto ainda estiverem conectados ao bloco principal.

A Ontology oferece uma plataforma multifuncional para dar autonomia às empresas que investem e negociam ativos digitais (Imagem: Pixabay)

Fundamos em 2017 e a rede principal foi lançada oficialmente em 2018. Comemoramos nosso primeiro aniversário há alguns meses.

A Ontology se dedica a trabalhar com a comunidade a fim de desenvolver um ecossistema global que seja bom para todos, com o objetivo de construir uma rede de blockchain capaz de auxiliar todas as empresas, e infraestrutura pública para colaboração de confiança, além de autonomia empresarial.

Há um bom tempo, estamos trabalhando com investidores e a comunidade para explorar novas áreas, como a de jogos, DeFi (finanças descentralizadas) e economia de atenção (conteúdo, vídeos rápidos e negociação de propaganda).

Queremos continuar assim e lançar estruturas de produtos e protocolos que possam ser utilizadas amplamente. Com a adoção da comunidade e com a crescente demanda das empresas, planejamos, junto com a comunidade, iterar produtos de forma mais ágil para tornar a Ontology na rede de blockchain mais utilizada no mercado.

Mais especificamente, na próxima etapa, a Ontology vai se esforçar para ser líder em tecnologia, se tornar acessível tanto para os desenvolvedores quanto para os usuários, além de se tornar amplamente reconhecida.

Wilson: Ótima explicação. Temos muito sobre o que conversar. Vou pedir pra você falar rapidamente sobre a fundação e o lançamento da rede principal.

A Ontology optou por air drops de tokens do que ICO para priorizar utilidade (Imagem: Pixabay)

A Ontology não tinha nenhuma ICO (oferta inicial de moedas) para seu desenvolvimento e a nossa comunidade quer saber por que você decidiu lançar seu token com um airdrop em vez de uma ICO? O que você aprendeu com disso e por que você acha que deu certo?

Erick: Nós queríamos ter certeza de que a nossa comunidade fosse mais voltada para utilidade em vez de para tokens. Com o air drop de ONT (criptomoeda da Ontology), colocamos nosso token nas mãos de verdadeiros usuários de criptomoedas, não apenas nas dos investidores.

Também estamos criando um loop de feedback positivo ao utilizar um design de token duplo. Esse design usa ONT para staking e ONG (Ontology Gas) como gás.

No design de infraestrutura da Ontology, ONT é usado como ferramenta de staking; o custo de tempo de staking e os custos operacionais dos nós são considerados como inputs (entradas).

ONT é a criptomoeda da Ontology (Imagem: Facebook/Ontology)

O ONG é distribuído como receita. ONG é o token de utilidade utilizado como uma ferramenta de âncora de valor para aplicações “on-chain”.

O air drop deu início ao ecossistema enquanto o design do token duplo certificou que o desenvolvimento da infraestrutura e fornece mais serviços para justificar o seu valor.

Staking é um modelo de governança essencial e também pode desenvolver uma gama de empresas baseadas em valor. Eu acho que esse processo foi bem-sucedido porque ONT e ONG melhoraram e vão continuar melhorando o valor um do outro a longo prazo.

(Para saber mais, acesse o artigo.)

Wilson: Isso faz muito sentido. Ampla distribuição é essencial para uma plataforma que faz uso do mecanismo de staking e os air drops são uma ótima ferramenta para aumentar a distribuição de tokens.

Esse modelo também é bem similar ao NEO e seu modelo de token NEO/GAS. Qual é a relação entre NEO e Ontology?

NEO e Ontology se conversam no ecossistema apermissionado dos blockchains públicos (Imagem: Neo)

Erick: A NEO e a Ontology são blockchains públicos sem fins lucrativos e projetos de código aberto. Ambas focam em setores diferentes, mas facilitam interação positiva entre si no ecossistema apermissionado.

NEO é uma plataforma de contratos inteligentes mais genética que foca em criptoativos. A Ontology foca mais em identidade digital e dados ligados a identidades (pensem em relatórios médicos, pontuação de créditos, direitos autorais, etc.).

Há cooperação entre as duas, como a nossa plataforma interblocos e os projetos de ecossistema compartilhados.

(Para mais informações, acesse o artigo.)

Wilson: Muito interessante. Vamos ficar bem de olho nesse desenvolvimento. Você falou sobre os diferentes casos de uso e de aplicação que a Ontology planeja favorecer. Temos algumas perguntas sobre o apoio da Ontology a empresas:

A equipe ainda está almejando as aplicações empresariais? Quem são os grandes nomes que estão usando o blockchain? Como a Ontology se compara a outras blockchains com foco em empresas (como R3 e Orbs)?

R3 é uma empresa de tecnologia de blockchain para empresas (Imagem: UNIC)

Erick: Aplicações empresariais ainda são o nosso alvo, com certeza.

Atualmente, nossas aplicações empresariais incluem DeFi, plataformas, entretenimento, carteiras, etc. Ainda estamos explorando mais casos de uso em todo o planeta.

Agora, nossos principais mercados são do Japão, da Coreia do Sul, dos EUA e da Europa.

Na Coreia do Sul, por exemplo, temos parceria com o projeto Klaytn, blockchain público do Kakao, uma das maiores empresas sul-coreanas.

Teremos mais tecnologia, integração de produtos e interação com Klaytn, incluindo privacidade de dados e aplicações da ONT ID para que mais usuários sul-coreanos possam participar do ecossistema da Ontology e mais projetos e empresas possam ter acesso aos mercados.

Em comparação a outros blockchains com foco em empresas, desenvolvemos funcionalidades e recursos específicos que tornarão o uso e a implementação do protocolo de blockchain mais fáceis para diferentes possibilidades.

Ontology possui parceria com a sul-coreana Kakao e ambas trabalham no desenvolvimento do Klaytn, blockchain público (Imagem: Pixabay)

Nas empresas do mundo real, existem muito mais tipos de processos empresariais do que apenas exchange de ativos digitais. Como mencionei antes, o blockchain da Ontology permite interações entre o bloco principal e os blocos secundários, além de interação entre os blocos secundários.

Assim como o nosso slogan, “Business-ready” (prontos para o negócio), nossos protocolos interblocos darão suporte para vários cenários em empresas tradicionais em vez de apenas para exchanges de criptoativos.

Além disso, desde a fundação da Ontology, também demos atenção especial à ONT ID, uma estrutura descentralizada que ajuda usuários a controlarem seus dados e sua identidade.

A solução ONT ID vai corrigir as desvantagens dos pontos críticos existentes, como falta de protagonismo individual, oligopólio de dados, fontes fragmentadas de confiança, dificuldade de acurácia na verificação de identidade, entre outros.

ONT ID é uma estrutura para controle de dados e identidade (Imagem: Pixabay)

Wilson: Ah, ainda bem que você falou da ONT ID. Temos algumas perguntas sobre ela e, como você já havia dito, essa questão é sobre algumas das outras tecnologias da Ontology.

O que são as incríveis tecnologias da ONT ID, ONTO e DDXF? Como essas tecnologias criam uma enorme vantagem para os produtos da Ontology?

Erick: ONT ID, ONTO e DDFX são ferramentas criadas pela Ontology para auxiliar a criação de aplicações em blockchain de casos de uso empresariais.

ONT ID é uma estrutura de solução de identidade descentralizada que ajuda os usuários a controlarem seus dados e sua identidade.

Abre as portas para a criação de aplicações que requerem concessão de identidade para pessoas ou coisas (como cadeias de fornecimento, relatórios médicos, pontuação de créditos, serviços financeiros, direitos autorais e imóveis).

Autonomia no controle de dados e de identidade é a principal missão das tecnologias da Ontology (Imagem: Pixabay)

ONTO é a carteira oficial da Ontology, que pode te conectar ao ecossistema diverso da Ontology, como dapps, airdrops, autenticações de ONT ID, DEXes, ONT NFTs, etc.

A ONTO mapeia sua identidade digital e real. Usuários podem usar esse produto para construir suas próprias identidades digitais e retratos pessoais multifatores, além de usar algoritmos criptográficos para proteger sua privacidade.

ONTO pode fazer a gestão de criptoativos de forma segura e confiável e aplicá-la em sua vida. Ao mesmo tempo, vai construir um sistema de transações de dados confiável e controlável para os usuários através de um sistema de autorização e algoritmo de criptografia.

DDFX são estruturas de ativação de dados e de troca de recursos criada pela Ontology para aplicações em blockchain. É uma nova forma de fazer o processamento e a gestão de dados de aplicação.

Com a DDFX, dados de aplicação são armazenados de forma distribuída e a privacidade de dados é garantida. Basicamente, é o êxito de dados autossoberanos.

Autossoberania de dados é uma das grandes promessas das novas tecnologias descentralizadas (Imagem: Pixabay)

Essas ferramentas fazem da Ontology uma solução comercial completa, em que os cenários de confiança da internet podem ser migrados completamente para o blockchain.

Wilson: Beleza. Mudando novamente o assunto, temos algumas perguntas sobre o nível de adoção da Ontology.

Onde existe mais adoção da Ontology? Quais são os setores mais promissores para você?

Talvez a Ontology tenha muitas vantagens. Quais são seus planos para a adoção da Ontology? Quais são seus planos para o futuro?

Erick: A maior adoção até agora foi do projeto de DeFi e dos projetos-piloto executados peloas nossas empresas parceiras. Existe uma grande promessa, tanto para os ativos digitais nativos, como DeFi e NFTs, quanto de casos de uso do mundo real, como os que eu já mencionei (cadeia de fornecimento relatórios médicos, identidade digital, etc.).

Nosso objetivo é provocar uma grande adoção e aumentar a atividade em blockchain. Estamos buscando por dapps de alta qualidade a serem construídos na plataforma da Ontology.

Então, no fim de 2018, lançamos o plano de incentivo do dapp Renaissance e atraímos diversos dapps ativos. Também lançamos o programa de incubação multidisciplinar.

Além disso, estamos tentando construir ferramentas maduras e uma plataforma aberta para entrarmos em contato com usuários e desenvolvedores tradicionais.

Ontology visa convocar novos desenvolvedores que estudem em grandes universidades, como a Universidade da Califórnia, em Berkeley (Imagem: Wikimedia Commons)

Recentemente, lançamos o programa Global University Workshop da Ontology, que visa educar recém-chegados. Além de educar, também esperamos atrair futuros desenvolvedores de grandes universidades, como Berkeley, Harvard, Cornell, Princeton, etc. para ampliar nossa base e gerar mais adoções criativas e práticas.

O objetivo da Ontology é simples: trazer a adoção do mundo real à indústria de blockchain.

Wilson: É muito bom saber desse programa de workshop. Educação é chave para o avanço. Eu também gostaria de saber se BEN tem um papel no desenvolvimento/alcance futuro.

O nosso tempo de hoje acabou. Eu gostaria de agradecer ao Erick pela presença e por ter respondido a nossas perguntas. Além da Messari, onde as pessoas podem saber mais sobre a Ontology ou entrar em contato com a Equipe?

Erick: Sim, a BEN tem sido muito útil. A Ontology com certeza está em todas as suas redes sociais preferidas!

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 13/02/2020 - 9:45

Cotações Crypto
Pela Web