Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Estudo sugere que rali de 2017 do Bitcoin foi manipulado; há controvérsias

06/11/2019 - 9:00
Estudo realizado por pesquisadores das universidades do Texas e de Ohio, indica que o rali de 2017 do Bitcoin foi manipulado por um único investidor (Imagem: Pixabay)

O estudo, realizado por John Griffin e Amin Shams, da Universidade do Texas e da Universidade Estadual de Ohio, observou que suas descobertas indicam que a alta histórica do Bitcoin em 2017 não foi causada por milhares de investidores, mas por um grande “Baleia”. De acordo com matéria publicada na Bloomberg.

No entanto, muitos estrategistas e executivos do setor de criptomoedas disseram que os dados foram mal interpretados, reconhecendo que um único custodiante é equivalente a uma pessoa.

Ari Paul, co-fundador da BlockTower Capital, disse que a lógica de apontar que o pico histórico do Bitcoin em 2017 foi fabricado porque a maior parte da atividade de negociação veio de uma plataforma é como dizer que os ativos financeiros tradicionais são manipulados porque a maioria de seus volumes provêm de custodiantes.

“A” pesquisa “deles é baseada em um mal-entendido elementar de como os ativos financeiros funcionam. É como dizer que o GLD (ETF de ouro) é negociado principalmente por 1 pessoa, porque possui um único custodiante e uma única entidade que lida com criações e resgates “, disse Paul.

 

Embora a capitalização de mercado do Bitcoin permaneça menor do que os refúgios tradicionais como o ouro, ele teve liquidez e volume diário relativamente altos de forma bastante consistente ao longo dos últimos anos.

A BitMEX, a maior plataforma de negociação de derivativos de Bitcoin, obteve mais de US$ 1 bilhão em juros e mais de US$ 10 bilhões em volume diário nos dias de pico, e outras grandes trocas, como Kraken, Bitfinex, Bitstamp, Coinbase, Binance e Gemini, todas com altos volumes de acordo com dados da Bitcoinity. Portanto está se tornando cada vez mais difícil para um único indivíduo manipular o Bitcoin.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Leia mais sobre: Bitcoin, Criptoativos, Criptomoedas

Última atualização por Diana Cheng - 06/11/2019 - 9:02