Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Eternit: Justiça suspende atividades de produção de amianto da subsidiária Sama

Diana Cheng
20/08/2021 - 10:58
A Eternit paralisou as operações da subsidiária, mas disse que está enviando todos os esforços necessários para reverter a decisão liminar (Imagem: Divulgação)

A Justiça Federal determinou a suspensão imediata das atividades da mineradora Sama, controlada pela Eternit (ETER3), na cidade de Minaçu (GO), em cumprimento à ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF).

A Eternit paralisou as operações da subsidiária, mas disse em fato relevante divulgado nesta sexta-feira que “está enviando todos os esforços necessários para reverter a referida decisão liminar, demonstrando a regularidade da sua operação”.

A Sama atua há mais de 50 anos no mercado de produção de amianto crisotila, atividade proibida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2017 devido aos danos ambientais e à saúde (como o desenvolvimento de câncer). Com sede em Minaçu, a empresa comercializou 3 milhões de toneladas da fibra nos últimos dez anos. Atualmente, a Sama exporta o material para mais de 150 países.

Após um extenso período de “hibernação”, a Eternit reativou a planta da Sama no fim do ano passado, respaldada pela lei de Goiás, que permite a extração e o beneficiamento de amianto apenas para exportação.

Última atualização por Diana Cheng - 20/08/2021 - 10:58

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web