CryptoTimes

Ethereum (ETH) revela atualização Pectra — mas preços da criptomoeda não sentem mudança e seguem em queda

07 maio 2025, 12:27 - atualizado em 07 maio 2025, 12:27
(Imagem: Optimism Ethereum/Medium)

A atualização Pectra do ethereum (ETH) foi concluída nesta quarta-feira (7) e é considerada uma das maiores transformações do mercado de criptomoedas desde o The Merge de 2022.

Assim, a nova atualização unifica as melhorias propostas nas atualizações Prague e Electra, impactando tanto a camada de execução quanto a de consenso da rede.

A Pectra reúne uma série de 11 atualizações das mais variadas — que você pode conferir na íntegra aqui. Confira os pontos principais a seguir:

  • Abstração de contas (EIP-7702): permite que contas comuns se comportem como smart contracts temporariamente, possibilitando transações agrupadas, subsídio de taxas de transação (gas feed) e pagamento de taxas com diferentes tokens, tornando o uso mais flexível e acessível;
  • Aumento do limite de staking dos validadores (EIP-7251): eleva o máximo de ETH que um validador pode fazer de staking de 32 para 2.048 ETH, reduzindo o número total de validadores necessários na rede, melhorando a eficiência do protocolo;
  • Ajuste dinâmico da capacidade de blobs (EIP-7742): prepara a rede para futuras melhorias de escalabilidade, otimizando o armazenamento e a disponibilidade de dados para soluções de segunda camada (L2);
  • Melhorias no processamento de depósitos e retiradas de staking (EIP-6110 e EIP-7002): aumentam a segurança e flexibilidade para validadores e pools de staking.

Mesmo assim, ethereum (ETH) segue em queda

Apesar da novidade ter sido um sucesso, os preços do ethereum não se movimentaram com o mesmo vigor. 

Por volta das 12h14, o ethereum era negociado na casa dos US$ 1.821,12, com uma alta de 2,94% nas últimas 24h. No acumulado de 2025, o preço da segunda maior criptomoeda do planeta recua 45,67%. 

Isso porque a rede vem passando por uma série de problemas internos, que vão desde uma fragmentação do ecossistema ethereum com a proliferação de aplicações de segunda camada (layer 2 ou L2) até problemas envolvendo o corpo de desenvolvedores. 

Leia uma análise completa do ethereum aqui.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
cryptotimes@moneytimes.com.br
Twitter Facebook Linkedin Instagram
Twitter Facebook Linkedin Instagram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar