Mercados

EUA: ações de tecnologia empurram S&P 500 para máxima recorde de fechamento

13 abr 2021, 17:26 - atualizado em 13 abr 2021, 18:05
johnson e Johnson
As ações da farmacêutica atingiram a mínima de um mês antes de recuperarem parte das perdas (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa)

O índice S&P 500 (SPX) registrou outra máxima recorde nesta terça-feira e o índice Nasdaq (US100) avançou conforme investidores afastavam preocupações com a suspensão da distribuição da vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson e a forte inflação nos Estados Unidos.

As ações da farmacêutica atingiram a mínima de um mês antes de recuperarem parte das perdas, com os pedidos para interromper o uso de sua vacina contra a Covid-19 depois que seis mulheres desenvolveram coágulos sanguíneos raros representando um novo revés a esforços para combater a pandemia.

O Dow Jones (DJI) caiu 0,2%, para 33.677,27 pontos, o S&P 500 ganhou 0,33%, para 4.141,59 pontos, e o Nasdaq valorizou-se 1,05%, para 13.996,10 pontos.

Na semana passada, o S&P 500 encerrou em máximas recordes na quarta, quinta e sexta-feira.

A notícia veio enquanto dados dos EUA mostravam que o índice de preços ao consumidor (IPC) em março teve a maior alta em oito anos e meio, dando início ao que a maioria dos economistas espera que seja um breve período de inflação mais elevada.

Inicialmente, os futuros dos EUA caíram com as notícias da J&J, mas reduziram as perdas após os dados do IPC. A sólida demanda pela emissão de Treasuries nesta terça-feira empurrou os yields para maiores quedas, destacando a falta de preocupação dos investidores com qualquer aumento iminente nas taxas de juros.

Em vez disso, em uma das sessões mais silenciosas do ano, companhias de alta tecnologia que destacaram-se durante lockdowns induzidos pelo coronavírus no ano passado atraíram novas compras que impulsionaram os papéis da Apple, Microsoft e Amazon.com (AMZN). O trio ganhou entre 0,6% e 2,4%.

O setor de tecnologia mais amplo também subiu 1%, e o Índice NYSE FANG + TM subiu 1,7%, para um 12º recorde de fechamento consecutivo.

“Embora (as notícias da J&J) possam causar alguma volatilidade de curto prazo, os investidores têm se mantido firmes em sua esperança de uma recuperação econômica total”, disse Mike Loewengart, diretor-gerente de estratégia de investimento da E*TRADE Financial.

reuters@moneytimes.com.br