Internacional

EUA indicarão principal conselheiro de Trump para América Latina para comandar BID

16 jun 2020, 21:00 - atualizado em 16 jun 2020, 21:00
BID
Tradicionalmente, os EUA nomeiam a segunda principal autoridade do BID. Não ficou claro, de forma imediata, o que levou a Casa Branca a realizar a mudança (Imagem: REUTERS/Carlos Jasso)

Os Estados Unidos disseram nesta terça-feira que vão nomear o principal consultor para a América Latina do presidente Donald Trump para chefiar o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), derrubando uma longa tradição de reservar esse cargo para um candidato da região.

Mauricio Claver-Carone é um cubano-americano com fortes referências anticomunistas, além de ser um ex-funcionário do Tesouro que possui uma retórica agressiva em sanções e tem desempenhado um papel fundamental na promoção de medidas contra a Venezuela e Cuba.

“A indicação do Sr. Claver-Carone demonstra o forte compromisso do presidente Trump com a liderança dos EUA em importantes instituições regionais e com o avanço da prosperidade e segurança no Hemisfério Ocidental”, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, em comunicado.

Ele disse que Claver-Carone está bem preparado para liderar o banco de desenvolvimento regional num momento de crescentes desafios ao avanço e desenvolvimento sustentável, agravados por aumentos acentuados das novas infecções pelo coronavírus.

Tradicionalmente, os EUA nomeiam a segunda principal autoridade do BID. Não ficou claro, de forma imediata, o que levou a Casa Branca a realizar a mudança.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.