Internacional

Payroll frustrante: Mercado passa a temer recessão nos EUA e corte de juros parece mais provável (e maior)

02 ago 2024, 12:15 - atualizado em 02 ago 2024, 12:36
payroll fomc juros fed federal reserve estados unidos eua
Mercado começou a temer uma eventual recessão nos Estados Unidos, após payroll frustrante (Imagem: REUTERS/Joshua Roberts)

O mercado começou a temer uma eventual recessão nos Estados Unidos (EUA), após os dados bem abaixo do esperado do mercado de trabalho de julho. Segundo o payroll, divulgado na manhã desta sexta-feira (02), foram criadas 114 mil vagas no mês, frente à expectativa de 175 mil postos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As vagas e o desemprego piores do que o projetado e a desaceleração dos ganhos salariais mostram que o mercado de trabalho é cada vez menos um vetor de preocupação inflacionária, avalia o estrategista-chefe da Avenue, William Alves.

“Esses fatores trouxeram a perspectiva de que o mercado de trabalho está em desaceleração, tendo entregado a maior taxa de desemprego desde outubro de 2021. Após fortes dados no início do ano temos visto um abrandamento da economia americana e alguns agentes do mercado começam a temer uma recessão”, afirma.

  • VOCÊ JÁ DOLARIZOU SEU PATRIMÔNIO? A Empiricus Research está liberando uma carteira gratuita com 10 ações americanas pra comprar agora. Clique aqui e acesse.

O mercado ajusta a expectativa em relação à possibilidade de um corte mais agressivo de juros em setembro. Antes do Payroll, o mercado esperava uma redução de 0,25 ponto percentual (p.p.), mas, agora, 68,5% apostam em um corte 0,50 p.p., segundo o CME FedWatch Tool.

O estrategista da Avenue diz que a reação é “normal”, ainda que prematura. “A possibilidade de um corte em setembro parece cada vez mais real e provável, especialmente em um cenário onde aquele que é um dos principais mandatos do Fed – a estabilidade do mercado de trabalho – mostra sinais de enfraquecimento”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A mudança de direção na política monetária é agora cada vez mais certa”, reitera.

Impacto do payroll nos mercados

Com o enfraquecimento do mercado de trabalho e desaceleração mais forte da economia, reforçando as expectativas de cortes de juros, os yields dos títulos norte-americanos cedem. Os juros do título de 10 anos caíam 3,89%, às 12h (horário de Brasília).

O mercado de ações opera em forte queda nesta manhã, mas também é impactado pelos resultados das companhias no segundo trimestre de 2024 (2T24). A Nasdaq recuava 3,14%.

O economista-chefe da Nomad, Danilo Igliori, diz que, em conjunto com a divulgação de resultados das gigantes de tecnologia abaixo do esperado, crescem os temores de que uma deterioração da atividade econômica possa já estar em curso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

“Desde ontem, os mercados reagem negativamente, amplificando o clamor daqueles que defendem que o Fomc já deveria ter iniciado o ciclo de cortes nas taxas de juros. A ansiedade até a próxima reunião promete ser alta e divergências serão formadas nas apostas sobre intensidade e velocidade nos ajustes futuros de política monetária”, diz.

“A única certeza é que a volatilidade continuará a comandar o jogo”, ressalta.

Em linha, o índice dólar se desvaloriza cerca de 1%. Entretanto, contra o real, opera em leve alta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar