Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

EUA reabrem mercado de carne bovina “in natura” para o Brasil, diz ministra

21/02/2020 - 18:05
Tereza Cristina
O vídeo foi publicado em sua conta no Twitter (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Os Estados Unidos reabriram o mercado de carne bovina “in natura” para exportações do Brasil, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em vídeo publicado em sua conta no Twitter nesta sexta-feira.

“Hoje recebemos com muita satisfação uma notícia esperada por nós já há algum tempo, a reabertura do mercado de carne bovina ‘in natura’ do Brasil para os Estados Unidos”, afirmou a ministra, sem fornecer detalhes.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

 

Os EUA haviam paralisado as importações de carne bovina “in natura” do Brasil em junho de 2017, sob alegações de que embarques haviam falhado em testes de segurança alimentar.

Os norte-americanos queixavam-se de reações provocadas nos animais, os abscessos, como consequência de vacinações contra febre aftosa.

A medida tem efeito imediato, mas alguns passos precisam ser seguidos, incluindo o envio pelo governo brasileiro de uma lista de empresas aprovadas a exportar para os EUA, disse uma fonte familiarizada com o assunto à Reuters, sob a condição de anonimato.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) não respondeu de imediato a um pedido de comentários.

As ações de frigoríficos como Marfrig (MRFG3), JBS (JBSS3) e Minerva (BEEF3) aumentaram ganhos na bolsa após a publicação da notícia pela ministra no Twitter.

Última atualização por Renan Dantas - 21/02/2020 - 18:25