Bolsas da Europa recuam com tensão no Oriente Médio e expectativa de alta nos juros pelo BCE
Os índices europeus fecharam o pregão desta quarta-feira (10) majoritariamente em baixa diante da deterioração nas conversas entre Estados Unidos e Irã.
O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou as negociações com queda de 0,08%, aos 618,17 pontos.
Entre os principais índices, o DAX, de Frankfurt, caiu 0,97%, aos 24.195,31 pontos; o CAC 40, de Paris, teve baixa de 0,51%, aos 8.161,83 pontos; enquanto o índice FTSE 100, de Londres, terminou a sessão de hoje com avanço de 0,27%, aos 10.254,81 pontos.
O que mexeu com os mercados europeus hoje?
A escalada de tensões no Oriente Médio continuou no radar dos investidores europeus nesta quarta-feira.
Os Estados Unidos e o Irã trocaram ataques durante a madrugada. Após uma ofensiva norte-americana, o país persa lançou ataques aéreos contra bases dos EUA na Jordânia, no Kuwait e no Bahrein na manhã de hoje.
Diante da escalada, a Fox News informou pela manhã que o governo dos EUA estuda atacar a infraestrutura iraniana. Mais tarde, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os EUA atacarão o Irã com força nesta quarta-feira, caso não seja fechado um acordo de paz.
“Vamos atacá-los, atacá-los com muita força, retomando os bombardeios”, disse Trump a repórteres na Casa Branca, citando o abate de um helicóptero Apache pelo Irã no Estreito de Ormuz.
Além disso, pesou no sentimento de cautela no mercado a expectativa de alta de 0,25 ponto percentual nos juros na próxima reunião do Banco Central Europeu (BCE), prevista para a próxima quinta-feira (11). Com isso, a taxa referencial subiria para 2,25% ao ano na zona do euro.
Com perspectiva de juros mais restritivos, o instituto alemão DIW também cortou pela metade sua projeção de crescimento da Alemanha no ano, a 0,5%.
Nos EUA, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) avançou 0,5% em maio ante abril e 4,2% na comparação anual, o pior número em três ano para o dado anualizado, em linha com o esperado pelo mercado.
Entre as ações, a Sanofi cedeu cerca de 0,9% após anunciar a interrupção de um estudo de fase avançada do medicamento experimental riliprubart. Já a easyJet ficou no radar, com queda de 1,5%, após o Deutsche Bank destacar o potencial interesse da gestora Castlelake na companhia aérea.
Em Frankfurt, o Commerzbank (-1,97%) acompanhou a notícia de que o UniCredit (-1,05%) elevou sua participação direta no banco alemão para 37,7%. O setor bancário recuou 0,74%. Já o de petróleo e gás, com o avanço da commodity, subiu 0,56%.
*Com infomações de Estadão Conteúdo