Mercados

Bolsas da Europa fecham em queda com incertezas geopolíticas

28 abr 2026, 15:05 - atualizado em 28 abr 2026, 15:05
Bolsas Europeias, Europa, Mercados, Tarifaço, Donald Trump
(Imagem: REUTERS)

Os índices europeus fecharam o pregão majoritarimente em queda com incertezas sobre o avanço nas negociações de paz definitiva entre Estados Unidos e Irã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou as negociações com recuo de 0,37%, aos 606,58 pontos.

Entre os principais índices, o FTSE 100, de Londres, fechou com alta de 0,11%, aos 10.332,79 pontos; o DAX, de Frankfurt, caiu 0,27%, aos 24.018,26 pontos; e o CAC 40, de Paris, teve baixa de 0,46%, aos 8.104,09 pontos.

O que movimentou os mercados europeus hoje?

O mercado seguiu na expectativa por decisões de juros do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) na próxima quinta-feira (30). Os BCs devem manter os juros inalterados.

Hoje, o BCE divulgou que as expectativas dos consumidores para a inflação na zona do euro nos próximos 12 meses saltaram de 2,5% em fevereiro para 4,0% em março, o nível mais alto desde outubro de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No noticiário corporativo, a BP e a Novartis subiram quase 1%, enquanto o Barclays recuou 0,18%, todos em repercussão aos balanços. A Anglo American fechou em queda de 2,66% depois de informar que continua simplificando seu portfólio e reafirmar seu guidance para o ano após um primeiro trimestre “estável”.

Conflito no Oriente Médio

Depois de uma tentativa frustrada de negociações no fim de semana, a Casa Branca afirmou que o presidente Donald Trump discutiu uma nova proposta iraniana para resolver a guerra com Teerã com seus principais assessores de segurança nacional ontem (27).

Já hoje, Trump disse que o Irã informou aos americanos que está em um “estado de colapso” e que o país persa pediu a reabertura do Estreito de Ormuz “o mais rápido possível”.

Por outro lado, o The Wall Street Journal revelou que o mandatário norte-americano está cético sobre uma proposta iraniana que poderia resultar na reabertura do Estreito de Ormuz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações de Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar