ImóvelTimes

Evergrande: Credores buscam informações sobre bilhões em fundos apreendidos

27 jul 2022, 22:10 - atualizado em 27 jul 2022, 22:11
A Evergrande também anunciou na semana passada que demitiu seu CEO de longa data, Xia Haijun, e seu diretor financeiro, Pan Darong (Imagem: REUTERS/Tyrone Siu)

Um grupo de credores da chinesa Evergrande está exigindo informações adicionais sobre a apreensão de quase US$ 2 bilhões por bancos locais que podem explicar como a incorporadora prometeu os fundos sem o conhecimento dos investidores, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

Na sexta-feira passada, Evergrande divulgou os resultados preliminares de uma investigação sobre os fundos prometidos como garantia de empréstimos por uma subsidiária offshore que administra propriedades construídas pela Evergrande.

A Evergrande também anunciou na semana passada que demitiu seu CEO de longa data, Xia Haijun, e seu diretor financeiro, Pan Darong, por seu envolvimento nos acordos, bem como quatro executivos da Evergrande e sua subsidiária.

No entanto, alguns credores não acreditam que a empresa tenha explicado suficientemente como os fundos foram garantidos aos bancos sem qualquer forma de divulgação aos investidores, e eles não receberam nenhuma explicação além do que a empresa disse publicamente sobre o dinheiro apreendido.

Nesta semana, um grupo dos maiores credores offshore da Evergrande, que possuem dívida garantida lastreada em ativos da subsidiária, escreveu à empresa solicitando informações adicionais sobre quais executivos eram os responsáveis diretos pelos penhores, quais bancos reivindicavam seus direitos sobre os ativos e como a empresa planeja especificamente compensá-los pelos fundos perdidos, que representam a maior parte do caixa da subsidiária, disseram as pessoas.

A tensão contínua entre a Evergrande e seus credores estrangeiros destaca como a empresa tem lutado para atender às demandas dos investidores por transparência quase oito meses desde que deixou de pagar suas dívidas externas e poucos dias antes do lançamento antecipado de um plano de reestruturação que a empresa prometeu entregar até o final deste mês.

🏆Money Times é Top 9 em Investimentos!🏆

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.