BusinessTimes

Evite Nubank (NUBR33), compre Banco do Brasil (BBAS3); o que fazer antes dos balanços do 2T22?

14 jul 2022, 17:37 - atualizado em 14 jul 2022, 17:37
Banco do Brasil
Banco do Brasil deve ser destaque entre os bancos no 2T22 (Imagem: Banco do Brasil/Youtube)

Com a temporada de balanços do segundo trimestre de 2022 se aproximando, os analistas do Itaú BBA avaliam que o Banco do Brasil (BBAS3) deve reportar o melhor desempenho, com uma carteira menos cíclica e tendências de NII (resultado de intermediação financeira) mais fortes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na outra ponta, o analista Pedro Leduc e sua equipe recomendam evitar os bancos digitais — Nubank (NUBR33) e Banco Pan (BPAN4) —, que devem sofrer com a alta concentração de crédito no varejo e custos de captação.

Segundo o BBA, o principal tema para as empresas bancárias no trimestre continuará a ser o declínio na qualidade do crédito.

O primeiro banco a divulgar seus resultados é o Santander (SABN11), no dia 28 de julho. A temporada dos bancos chega ao fim em 15 de agosto, com o Inter (INBR31).

O que esperar dos bancões?

Para os bancos tradicionais, o BBA espera que o tema principal seja a aceleração dos NPLs (créditos não produtivos) no segmento de varejo, afetando o crescimento da carteira de crédito e a cobertura de consumo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os analistas alertam que as pressões de Opex (despesas operacionais) e a contaminação do balanço patrimonial serão um ponto a ser monitorado. “Equilibrando esses ventos contrários, estão o sólido crédito corporativo de grande porte e a receita em rápido crescimento (NII + Serviços)”, avaliam.

Segundo o BBA, o Banco do Brasil deve ser o destaque positivo da temporada, com crescimento do lucro líquido em 33% na comparação anual. “A carteira de crédito e a NII serão impulsionadas pelos resultados do mercado e do cliente, enquanto as provisões devem permanecer moderadas, principalmente na carteira de crédito agrícola e consignado”, afirmam Leduc e equipe.

Nas projeções dos analistas, o Santander deve relatar uma queda nos lucros de 13% frente ao mesmo período de 2021, devido a provisões mais altas — apesar de uma provável queda na cobertura — e receita líquida fraca. “Este é o nosso nome principal a evitar entre os bancos”, recomendam.

Já o Bradesco (BBDC4) deve apresentar resultados “estáveis”, com melhor resultado de intermediação financeira de clientes e desaceleração da inadimplência no varejo, potencialmente compensando a recuperação nas pequenas e médias empresas (PME).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dias difíceis para os bancos digitais

Os analistas do BBA afirmam que os bancos digitais estão suportando o peso dos ventos contrários macro de alta inflação e taxas. “Sua base de clientes é bastante recente e majoritariamente de menor renda, onde cartões e empréstimos pessoais têm sido as principais ferramentas de engajamento”, reiteram.

Para o Nubank, o banco espera outro prejuízo reportado de R$ 429 milhões. O NPL do roxinho deve subir 70 pontos-base para 4,9%, aumentando as chances de uma desaceleração do crescimento dos
empréstimos.

Já para o Banco Pan, a expectativa é que a inadimplência também aumente, mais uma vez, — em 0,3 pontos percentuais, para 7,1% — em cartões, financiamento de veículos e um mix pior, acompanhando a desaceleração significativa dos empréstimos garantidos pelo FGTS.

Os lucros devem ficar estáveis, avaliam os analistas, próximo aos R$ 190 milhões, impulsionados pela alta alocação NII.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Calendário de balanço dos bancos

Empresa Ticker Data de divulgação
Santander SABN11 28/07
Cielo CIEL3 02/08
Banco Pan BPAN4 03/08
Bradesco BBDC4 04/08
Banco ABC Brasil ABCB4 08/08
Itaú Unibanco ITUB4 08/08
Banco Modal MODL11 08/08
BTG Pactual BPAC11 09/08
Banco do Brasil BBAS3 10/08
Banco Pine PINE4 10/08
Inter INBR31 15/08

Até o fechamento desta matéria, o Nubank não informou a data de divulgação de seu balanço referente aos meses de abril a junho de 2022.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Disclaimer

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar