BusinessTimes

Ex-CEO negro da AmEx pede mudanças em empresas por diversidade

12 dez 2020, 10:03 - atualizado em 09 dez 2020, 13:13
American Express Pagamentos
Quando Chenault foi nomeado chefe da AmEx em 2001, ele se tornou apenas o quarto CEO negro de uma empresa na lista Fortune 500 (Imagem: Reuters/Brendan McDermid)

Executivos não deveriam argumentar que existe um conjunto limitado de talentos para justificar sua incapacidade de promover e contratar profissionais negros, disse Kenneth Chenault, ex-CEO da American Express.

Apesar de muitas empresas fazerem promessas de aumentar a diversidade em seus cargos superiores, alguns executivos, incluindo Charlie Scharf do Wells Fargo, caíram em maus lençóis nos últimos meses depois de dizerem que têm lutado para encontrar executivos negros experientes.

“Bem, há quanto tempo você está no comando?”, Chenault disse em evento do Clube Econômico de Nova York, sem identificar nenhuma empresa ou executivo específico. “Porque você é quem controla o que é colocado no pipeline. A realidade é que se você simplesmente assumir a posição de que a abordagem e os processos do status quo são os que você vai seguir, então você não fará progresso.”

Quando Chenault foi nomeado chefe da AmEx em 2001, ele se tornou apenas o quarto CEO negro de uma empresa na lista Fortune 500. Ele agora é presidente e diretor administrativo da empresa de capital de risco General Catalyst.

Desde que deixou a gigante dos cartões em 2018, Chenault aconselhou muitos chefes de empresas sobre suas estratégias de diversidade e inclusão, disse ele. Chenault contou que diz às empresas para identificar e promover executivos negros para posições-chave, uma estratégia que, segundo ele, geralmente resulta em mais diversidade em cargos inferiores ao longo do tempo.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.