Internacional

Ex-comissária da UE está confiante em apoio global para assumir OCDE

08 mar 2021, 10:28 - atualizado em 08 mar 2021, 10:28
União Europeia
A OCDE é dominada por países europeus, mas os EUA são o maior contribuinte para o orçamento da organização e o número de membros se expandiu para além da Europa nos últimos anos (Imagem: REUTERS/Yves Herman)

Cecilia Malmström disse que tem o apoio de muitos países europeus e fora da Europa na corrida contra Mathias Cormann, indicado da Austrália, para liderar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Os embaixadores da organização com sede em Paris nomearão um novo secretário-geral em 15 de março, após meses de consultas a portas fechadas que reduziram o número de candidatos a dois, disse a política sueca em entrevista à Bloomberg Television na segunda-feira.

“Eu sei que tenho o apoio de muitos países europeus, mas também de muitos países não europeus”, disse Malmström, ex-comissária de Comércio da União Europeia. Ela disse que não sabe se tem apoio dos EUA.

A OCDE é dominada por países europeus, mas os EUA são o maior contribuinte para o orçamento da organização e o número de membros se expandiu para além da Europa nos últimos anos.

Cormann, que nasceu na Bélgica, se apresentou como um candidato que poderia angariar apoio do mundo todo.

Malmström também disse que o próximo líder da OCDE “absolutamente” precisa de um excelente histórico em mudança climática para ajudar os estados membros a se recuperarem da pandemia com investimentos sustentáveis.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.