Economia

Ex-presidente do Banco Central elogia a decisão de redução na taxa de juros; entenda

03 ago 2023, 14:41 - atualizado em 03 ago 2023, 14:41
Armínio Fraga, ex-presidente do banco central
Ex-presidente do Banco Central elogia a decisão de redução na taxa de juros, ponderando como uma “decisão acertada” do banco. (Imagem: REUTERS/Jamil Bittar)

O ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, concedeu uma entrevista à CNN na quarta-feira (02), onde elogiou a redução na taxa de juros, na qual deixou a Selic em 13,25% ao ano, dizendo ter sido uma “decisão acertada” do BC.

Fraga elogiou a condução do BC, que apesar de terem sido 5 votos para redução de 0,5 ponto percentual e 4 para redução de 0,25 ponto percentual, houve unanimidade dos integrantes da diretoria.

Além disso, pontou a falta de “um pouco de paz”, na confiança fiscal para gerar menos incertezas, e a possibilidade de mais cortes, em vista que a política monetária segue bastante apertada.

“O Banco Central obedece à lei e está fazendo isso com a cautela que um país repleto de incertezas como o nosso recomenda, mas diria que o sistema está funcionando”, afirma.

Segundo ele, a interpretação da decisão ter sido muito dura, está sendo equivocada, em vista que o Banco Central surpreendeu, ao sinalizarem que ainda ocorrerão mais cortes de 0,5 ponto percentual.

Ao fim, Fraga conclui que seria fantástica uma reforma administrativa e o começo de uma discussão sobre a previdência, já que a mesma ainda exibe um buraco enorme, e resultaria ainda mais na queda das taxas.

Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.