Agronegócio

Exportação de soja do Brasil em 2020 pode atingir 78 milhões de toneladas

30 jun 2020, 18:17 - atualizado em 30 jun 2020, 18:17
Soja
Se confirmada a expectativa, haveria um avanço de quase 7,6% em relação ao volume exportado no ano anterior (Imagem: Pixabay)

As exportações de soja do Brasil em 2020 deverão atingir 78 milhões de toneladas, “se tudo correr bem”, disse nesta terça-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), que até o final de abril previa embarques de 73 milhões de toneladas no ano.

As vendas da oleaginosa brasileira para o mercado externo, cujo ápice ocorreu em abril (mês que teve mais de 14 milhões de toneladas embarcadas, segundo a Anec), têm sido impulsionadas por forte demanda chinesa –o país asiático foi destino de 72% das exportações de soja do Brasil no primeiro semestre.

Se confirmada a expectativa da associação, haveria um avanço de quase 7,6% em relação ao volume exportado no ano anterior, de acordo com dados da Anec.

O volume projetado para 2020 ainda ficaria abaixo do recorde de 2018, de 82,9 milhões de toneladas, quando o país também colheu uma grande safra e foi beneficiado pela guerra comercial entre EUA e China.

Para o milho, a entidade projeta exportações de 31 milhões de toneladas em 2020, ante estimativa de 31 milhões a 32 milhões de toneladas em abril e embarques recordes de mais de 41 milhões de toneladas no ano passado.

A Anec previu ainda exportações de 16 milhões de toneladas de farelo de soja neste ano.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.