AgroTimes

Exportação de trigo da Ucrânia cai 20,2% em novembro ante outubro, diz sindicato

05 dez 2022, 8:13 - atualizado em 05 dez 2022, 8:13
Colheita de trigo em Thun-L'Eveque, França
A Ucrânia está entre os maiores produtores e exportadores de trigo do mundo, mas suas exportações caíram significativamente devido à invasão russa (Imagem: REUTERS/Pascal Rossignol)

As exportações de trigo da Ucrânia caíram para 1,58 milhão de toneladas em novembro, ante 1,98 milhão de toneladas em outubro, disse o sindicato ucraniano de comerciantes de grãos UGA na segunda-feira.

A Ucrânia está entre os maiores produtores e exportadores de trigo do mundo, mas suas exportações caíram significativamente devido à invasão russa.

Depois de um bloqueio de quase seis meses causado pela invasão russa, três portos ucranianos do Mar Negro foram desbloqueados no final de julho por meio de um acordo entre Moscou e Kiev mediado pelas Nações Unidas e a Turquia.

A UGA disse que exportadores ucranianos declararam 5 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas para exportação em novembro e o “corredor de grãos” contribuiu com 2,3 milhões de toneladas no mês passado, queda de mais de 1,2 milhão de toneladas em relação a outubro.

“A queda se deve aos atrasos russos na inspeção de embarcações em Istambul”, disse a UGA em comunicado.

O Ministério da Agricultura da Ucrânia disse na segunda-feira que o país exportou quase 18,3 milhões de toneladas de grãos até agora na temporada 2022/23, uma queda de 29,9% em relação à mesma fase da temporada anterior.

O volume incluiu mais de 6,9 milhões de toneladas de trigo, 9,8 milhões de toneladas de milho e cerca de 1,5 milhão de toneladas de cevada.

O governo disse que a Ucrânia pode colher cerca de 51 milhões de toneladas de grãos este ano, abaixo do recorde de 86 milhões de toneladas em 2021, devido à perda de terras para as forças russas e aos rendimentos mais baixos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.