Grãos

Exportações de café de Uganda caem 8% em abril, diz regulador do setor

22 maio 2023, 14:06 - atualizado em 22 maio 2023, 14:06
café
Uganda é o maior exportador de café da África, seguido pela Etiópia, e cultiva principalmente a variedade robusta (Imagem: REUTERS/Juan Carlos Ulate)

As exportações de café de Uganda caíram 8% em volume em abril em comparação com o mesmo período do ano passado, prejudicadas por uma seca e pela queda dos embarques para o Sudão devido ao conflito naquele país, disse o regulador estatal do setor.

Os embarques de grãos em abril totalizaram 373.610 sacas de 60 quilos, informou a Autoridade de Desenvolvimento do Café de Uganda (UCDA), em um relatório visto pela Reuters na segunda-feira.

Uganda é o maior exportador de café da África, seguido pela Etiópia, e cultiva principalmente a variedade robusta.

“O desempenho das exportações mensais de café foi menor do que no ano anterior, o que foi observado nas exportações de robusta e em parte devido a uma seca anterior, juntamente com a redução das exportações para o Sudão”, disse a UCDA.

O Sudão tem sido um dos principais destinos das exportações de café de Uganda, mas os embarques para o país caíram de 18% do total das exportações em março para 11% em abril, disse a UCDA.

O conflito eclodiu no Sudão em 15 de abril entre o exército e forças paramilitares.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.