AgroTimes

Exportações de grãos da Ucrânia caíram 43% até agora em 2022/23, diz ministério

21 set 2022, 8:59 - atualizado em 21 set 2022, 8:59
Cultivo de trigo na região de Kiev, Ucrânia
O governo disse que a Ucrânia pode colher de 50 a 52 milhões de toneladas de grãos este ano, abaixo do recorde de 86 milhões de toneladas em 2021 (Imagem: REUTERS/Valentyn Ogirenko)

As exportações de grãos da Ucrânia caíram 43,2% ano a ano na temporada 2022/23 até agora, atingindo 6,88 milhões de toneladas, disse o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira.

As exportações de grãos do país recuaram desde o início da guerra em fevereiro porque os portos ucranianos do Mar Negro, uma rota importante para embarques, foram fechados, elevando os preços globais dos alimentos e provocando temores de escassez na África e no Oriente Médio.

Três portos do Mar Negro foram desbloqueados no final de julho sob um acordo entre Moscou e Kiev, intermediado pelas Nações Unidas e a Turquia.

Dados do ministério mostraram que as exportações até agora na temporada de julho de 2022 a junho de 2023 incluíram 3,95 milhões de toneladas de milho, 2,30 milhões de toneladas de trigo e 598.000 toneladas de cevada.

O governo disse que a Ucrânia pode colher de 50 a 52 milhões de toneladas de grãos este ano, abaixo do recorde de 86 milhões de toneladas em 2021, devido à perda de terras para as forças russas e menores rendimentos.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.