AgroTimes

Exportações de grãos da Ucrânia via Polônia aumentam 50%, diz ministro

30 nov 2022, 8:50 - atualizado em 30 nov 2022, 8:50
Ucrânia
A Ucrânia é um dos maiores exportadores mundiais de grãos e oleaginosas (Imagem: Pixabay/reijotelaranta)

Cerca de 450.000 toneladas de grãos ucranianos estão sendo transportadas via Polônia mensalmente, mais de 50% a mais do que o registrado no meio do ano, disse o ministro da infraestrutura da Polônia na quarta-feira, enquanto Varsóvia ajuda o país vizinho a aumentar suas exportações de alimentos.

A Ucrânia é um dos maiores exportadores mundiais de grãos e oleaginosas e um bloqueio russo de seus portos depois que Moscou invadiu o país em fevereiro levou a uma busca por rotas alternativas.

Após um bloqueio de quase seis meses, três portos ucranianos do Mar Negro foram desbloqueados no final de julho, sob um acordo entre Moscou e Kiev mediado pelas Nações Unidas e a Turquia.

Mas o apoio russo ao pacto vacilou nas últimas semanas, na medida em que Moscou se retirou temporariamente do acordo no final de outubro, levantando questões sobre o futuro de longo prazo do acordo, que foi prorrogado por 120 dias em meados de novembro.

“Nas chamadas vias solidárias, cerca de 452 mil toneladas de grãos (ucranianos) são atualmente transportadas pelo território da Polônia, mais de 50% a mais do que no meio do ano”, disse Andrzej Adamczyk.

“Comparado a outubro do ano passado, o aumento no transporte de grãos no mesmo período de 2022 é de mais de 16 vezes”, acrescentou.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.