Exportações

Exportações de vinhos franceses caem após tarifas dos EUA, segundo ministro

07 jan 2020, 12:34 - atualizado em 07 jan 2020, 12:34
Bebidas Vinhos
O vinho francês estava entre os produtos da União Europeia taxados em 25% (Imagem: Reuters/Benoit Tessier)

As exportações de vinhos franceses de nível médio caíram devido a tarifas impostas pelos Estados Unidos em outubro por conta de subsídios de aeronaves objeto de questionamento, disse um ministro francês nesta terça-feira.

O vinho francês estava entre os produtos da União Europeia, incluindo o uísque escocês e o queijo italiano, taxados em 25% depois que a Organização Mundial do Comércio deu a Washington a luz verde para impor tarifas sobre os produtos em um longo caso sobre subsídios à fabricante de aviões europeia Airbus.

“Podemos ver um impacto, principalmente nos vinhos de nível médio, que são os mais afetados”, disse Jean-Baptiste Lemoyne, ministro júnior de Relações Exteriores da França, sobre as tarifas dos EUA.

“Os setores franceses de vinho e bebidas alcoólicas estão preocupados desde o outono”, disse ele em entrevista à Reuters.

Ele se recusou a detalhar o valor da queda, mas acrescentou que os dados comerciais de novembro a serem divulgados pelo serviço aduaneiro francês na quarta-feira dariam uma indicação inicial do impacto.

A indústria do vinho também está se preparando para possíveis tarifas adicionais dos EUA em uma disputa separada sobre um imposto francês sobre empresas digitais que, segundo Washington, visa injustamente as gigantes de tecnologia nos EUA.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.