Agronegócio

Exportadores brasileiros já relatam efeitos pontuais de coronavírus

02 mar 2020, 16:24 - atualizado em 02 mar 2020, 16:24
Carnes
O Brasil registrou um superávit comercial de 3,096 bilhões de dólares em fevereiro (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O governo recebeu relatos de efeitos pontuais do coronavírus sobre os fluxos de comércio do Brasil, mas a avaliação é que o surto não teve impacto sobre os dados agregados da balança comercial de fevereiro, afirmou nesta segunda-feira o subsecretário de inteligência e estatísticas de comércio exterior do Ministério da Economia, Herlon Brandão.

Em entrevista à imprensa, o técnico afirmou que exportadores de carne relataram um baixo movimento no começo do mês por não conseguirem desembarcar suas mercadorias por falta de contêiner e mão de obra nos portos chineses.

Segundo Brandão, a queda de preço da carne bovina verificada em fevereiro sobre janeiro –que segundo ele foi de 9,2%– pode “ser algum indício de impacto de coronavírus”.

“No agregado da balança comercial não conseguimos enxergar impacto significativo (do coronavírus) agora, a não ser relato das empresas, que é mais rápido”, afirmou.

O Brasil registrou um superávit comercial de 3,096 bilhões de dólares em fevereiro, melhor do que o esperado.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.