Redes Sociais

Facebook pode não suspender proibição a Taliban, mesmo que EUA abrandem sanções

18 ago 2021, 16:20 - atualizado em 18 ago 2021, 16:20
Taliban
O Facebook afirma que designa o Taliban como um grupo terrorista e o proíbe de suas plataformas (Imagem: Kabul 17/8/2021 REUTERS)

O Facebook (FB) pode não suspender sua proibição ao Taliban, mesmo que os Estados Unidos parem de impor sanções ao grupo, que rapidamente assumiu o controle do Afeganistão, disse o chefe de política da empresa de mídia social nesta quarta-feira.

O Departamento de Estado norte-americano não lista o Taliban afegão como uma organização terrorista estrangeira como faz com o Taliban paquistanês.

Mas Washington sanciona o grupo como um “Terrorista Global Especialmente Designado”, o que congela os ativos norte-americanos daqueles que estão na lista e impede que os norte-americanos trabalhem com eles.

“Eles não serão permitidos enquanto forem prescritos pela lei dos EUA e mesmo se não forem prescritos pela lei dos EUA, teríamos que fazer uma análise política para saber se eles violam ou não nossa política de organizações perigosas”, disse a vice-presidente do Facebook do política de conteúdo, Monika Bickert, a repórteres sobre o último relatório de aplicação de padrões de comunidade da empresa.

O Facebook afirma que designa o Taliban como um grupo terrorista e o proíbe de suas plataformas. Bickert disse que a proibição já existia antes de ela ingressar na empresa em 2012.

Grandes empresas de tecnologia têm enfrentado investigação sobre como lidarão com o grupo que assumiu o controle do Afeganistão após a retirada das tropas americanas.

O YouTube, da Alphabet, informou que proíbe o grupo devido às sanções dos EUA, mas o Twitter permitiu que o grupo tivesse uma presença.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.