Fecoagro lança plataforma para cooperados gaúchos

20/04/2021 - 13:20
Agricultura, Agronegócio, SLC Agrícola
Federação investe cerca de R$ 4,5 milhões em solução que integra informações e oferece serviços (Imagem: YouTube/SLC Agrícola)

Ter a gestão e o controle de toda a propriedade na palma da mão. É isso que promete a plataforma SmartCoop que será apresentada nesta terça-feira (20)  pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do RS (Fecoagro/RS). A ferramenta já está em fase de testes nas propriedades de 90 produtores do estado.

Segundo o diretor superintendente da CCGL e coordenador do projeto, Guillermo Dawson Jr, o objetivo é trazer ao agro o conceito difundido por empresas como Uber, Amazon e Airbnb.

A SmartCoop garante a conexão do produtor rural ao sensoriamento remoto por satélite, disponibilizando de forma on-line ao produtor plataformas de clima e o sistema de assistência técnica das cooperativas.

“A plataforma foi construída através da intercooperação e está à disposição dos produtores, visando maior competitividade”, afirma o coordenador do projeto.

“Essa ferramenta tem potencial de revolucionar a relação do produtor com a cooperativa e impactar de forma importante a agropecuária gaúcha” (Imagem: Fernando Batista/ CCGL)

A ferramenta, que foi desenvolvida após dois anos de trabalho tendo como base conceitual e metodológica o projeto de tese de doutorado de Dawson Jr, contou com a participação de técnicos das diversas cooperativas participantes do projeto.

Os dirigentes e técnicos das cooperativas também foram buscar conhecimento no Vale do Silício e na Alemanha.

O projeto estará à disposição de uma rede de 173 mil produtores que, juntos, concentram 50% da safra de grãos do Rio Grande do Sul.

Ao aderir, o produtor passa a receber, em tempo real, atualizações de dados que alimentam um grande banco de inteligência artificial em que decisões essenciais são tomadas de modo a otimizar a competitividade da produção primária.

Por exemplo, uma previsão meteorológica de chuva processada no sistema pode acionar ou travar uma aplicação de defensivo, aumentando a efetividade da aplicação dos recursos.

Por outro lado, um diagnóstico por imagem da produtividade da soja via satélite em determinado talhão pode ajudar o produtor a manejar seu solo.

Agilidade que pode significar ganhos reais para o produtor, uma vez que, de posse dos dados, pode melhorar sua rentabilidade.

Segundo o presidente da Fecoagro, Paulo Pires, a SmartCoop colocará a produção gaúcha em um novo estágio. “Essa ferramenta tem potencial de revolucionar a relação do produtor com a cooperativa e impactar de forma importante a agropecuária gaúcha”.

Paulo explica, que por meio do sistema, o produtor passa a dispor de ferramentas de última geração, às quais, sozinho, não teria acesso, como imagens em tempo real de sua propriedade via satélite.

Pela SmartCoop, o produtor também poderá negociar sua safra junto à cooperativa e a pretensão é que, no futuro, seja possível criar uma central de vendas direto ao cliente final.

Segundo dados da Aliança Cooperativa Internacional , as cooperativas estão presentes em 150 países, contando atualmente com 1,2 bilhões de associados, distribuídos em 3 milhões de cooperativas e, ainda, mantêm 280 milhões de postos de trabalho.

Como acessar

Para ter acesso à SmartCoop, o produtor rural precisa estar ligado a uma das 30 cooperativas que integram a Fecoagro/RS.

O sistema pode ser acessado pelo aplicativo SmartCoop disponível para celulares Apple e Android.

O primeiro passo é procurar sua cooperativa e solicitar um login e senha.

A plataforma já foi desenvolvida seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados.

Gostou desta notícia? Baixe o nosso app para ler, em apenas um clique, esta e mais de 150 matérias diárias.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Evelin Mendes - 20/04/2021 - 13:20

Pela Web