Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Federal Reserve de Boston e MIT se unem para projeto de estudo sobre criptomoedas

14/08/2020 - 8:22
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Apesar de o Fed não ter decidido emitir uma criptomoeda, Brainard afirma que a iniciativa deseja avaliar todas as implicações da emissão de uma CBDC (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque)

O Federal Reserve Bank de Boston e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) estão firmando uma iniciativa de pesquisa com foco em moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs).

Lael Brainard, diretora do Federal Reserve, falou sobre a iniciativa nessa quinta-feira (13). Ela falou sobre inúmeros pontos sobre o assunto de CBDCs e destacou a iniciativa entre o Fed de Boston e o MIT.

Brainard disse que qualquer código desenvolvido como parte da iniciativa seria divulgado “para que qualquer um possa testá-lo”.

Ela comentou:

Para ampliar a compreensão sobre moedas digitais do Federal Reserve, o Federal Reserve Bank de Boston está colaborando com pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts em uma iniciativa plurianual para criar e testar uma hipotética moeda digital orientada para usos de um banco central.

O projeto de pesquisa irá explorar os usos de tecnologias novas e já existentes caso necessário. Ensinamentos dessa colaboração serão publicados e qualquer código-base desenvolvido por meio dessa iniciativa será oferecido como um software de código aberto para que qualquer o use para experimentos.

“Os objetivos da nossa pesquisa e experimentação entre o sistema do Federal Reserve são avaliar a segurança e a eficácia do sistema de criptoativos, informar nossa compreensão sobre a organização do setor privado e nos dar experiência prática para entender as oportunidades e limitações de possíveis tecnologias para formas digitais de dinheiro de banco central”, continuou ela.

“Essas iniciativas se destinam a certificar que entendemos completamente o potencial, bem como os riscos associados e possíveis coincidências indesejáveis que novas tecnologias apresentam no setor de pagamentos.”

A proposta de um dólar digital deve vir
do Federal Reserve ou do setor privado?

Durante seus comentários Brainard enfatizou que o Fed não tomou nenhuma decisão final se irá lançar sua própria criptomoeda (Imagem: Reuters/Brian Snyder)

Brainard também deu detalhes de algumas iniciativas sendo realizadas no sistema do Federal Reserve.

“Temos realizado experimentos internos nos últimos anos, incluindo o Laboratório de Tecnologia do Conselho, que esteve criando e testando uma gama de plataformas de registro distribuído para entender suas possíveis oportunidades e riscos”, explicou ela.

“Essa equipe multidisciplinar, com desenvolvedores de aplicações dos Federal Reserve Banks de Cleveland, Dallas e Nova York, dá suporte a uma equipe política no Comitê que está estudando as implicações de moedas digitais no ecossistema de pagamentos, política monetária, estabilidade financeira, sistema bancário e financeiro e proteção aos consumidores.”

Durante seus comentários, Brainard enfatizou que o Fed não tomou nenhuma decisão final se irá lançar sua própria criptomoeda.

“É importante entender como as provisões existentes da Lei do Federal Reserve em relação à emissão de moedas se aplica a uma CBDC e se uma CBDC teria status de moeda legal, dependendo de seu design”, disse ela.

“O Federal Reserve ainda não tomou uma decisão sobre realizar um processo político tão significativo, então estamos dedicando tempo e esforço para entender as implicações significativas de criptomoedas e CBDCs pelo mundo.”

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, já falou sobre o trabalho do Fed sobre CBDCs. Em fevereiro, ele disse a membros do Congresso: “estamos trabalhando bastante nisso. Temos muito projetos acontecendo, muitas iniciativas sobre isso agora”.

Stablecoins como a Libra levantam
“questões fundamentais” sobre estabilidade financeira

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 14/08/2020 - 8:22