Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Stablecoins como a Libra levantam “questões fundamentais” sobre estabilidade financeira

06/08/2020 - 15:44
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
(Imagem: Crypto Times)

Lael Brainard, diretora do Federal Reserve, deu um discurso nesta quinta-feira (6) sobre o futuro dos pagamentos de varejo, em que ela fez menção às implicações de projetos de stablecoin como a Libra.

Libra — que foi anunciada em meio a estardalhaços e ceticismo no ano passado por um consórcio de empresas liderado pela gigante rede social Facebook — foi citada por bancos centrais como o Fed como uma catálise para seu próprio trabalho no âmbito das criptomoedas.

Na verdade, foi Jerome Powell, presidente do Fed, quem disse, em fevereiro, que Libra “realmente acendeu a chama” no contexto do trabalho do banco central americano.

“O que é o projeto Libra 2.0?”
em apenas cinco minutos

“Estamos trabalhando bastante nisso. Temos muito projetos acontecendo, muitas iniciativas sobre isso agora”, disse ele a um comitê do Congresso na época.

Em fevereiro, a própria Brainard havia dito que o Fed está “colaborando com outros bancos centrais conforme avançamos nossa compreensão sobre moedas digitais emitidas por banco central”.

Grande parte do discurso de Brainard focou em FedNow, um sistema sendo desenvolvido pelo Fed e que visa facilitar pagamentos instantâneos entre instituições financeiras do país.

Ela disse que o Comitê do Fed “aprovou os recursos principais e a funcionalidade com base na extensa participação de acionistas” para o sistema FedNow.

Brainard ampliou ainda mais a rede no fim de sua fala, fornecendo sua visão sobre o futuro do setor de pagamentos.

Então, ela destacou que projetos de stablecoin como a Libra, que foi reformulada para um modelo multitokens que terá iniciativas que emitem stablecoins ligadas a moedas individuais emitidas pelo governo.

O whitepaper revisado da Associação Libra parece ter sugerido que a rede será utilizada, de certa parte, por bancos centrais que possam querer utilizar a rede.

“Iniciativas de redes globais de stablecoin como o projeto Libra do Facebook para direcionar a próxima etapa da inovação de pagamentos levantaram outras questões fundamentais sobre garantias legais e regulatórias, estabilidade financeira e o papel adequado do dinheiro privado”, disse Brainard nesta quinta-feira.

“O Federal Reserve continua otimista sobre o poder da tecnologia e inovação para realizar pagamentos de forma segura, imediata e eficaz quando as proteções adequadas estiverem disponíveis.”

Ela encerrou ao reiterar o objetivo do Fed em usar FedNow para “fornecer uma infraestrutura moderna de pagamentos para o futuro”.

Confira a transcrição sobre o discurso de Lael Brainard sobre o Futuro dos Pagamentos de Varejo nos Estados Unidos:

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 06/08/2020 - 15:44