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Filme ‘Barbie’ fez esta ação subir mais do que big techs; espera agora é por forte lucro

10 jul 2023, 18:43 - atualizado em 10 jul 2023, 18:43
Barbie Divulgação/Warner Bros
Filme Barbie se mostra uma máquina de marketing (Imagem: Divulgação/Warner Bros)

Nem Nvidia, Meta, Apple ou Alphabet. Com exceção da Tesla, nenhuma big tech conseguiu ter o ritmo da Mattel (MAT), a tradicionalíssima fabricante de brinquedos, durante junho.

A Mattel subiu 15% no mês passado, acima dos 12% da Meta, dos 9% da Nvidia, dos 5,6% do S&P 500 e dos 4% da Apple. O fator que está por trás desse surpreendente movimento para um papel do setor cíclico da economia é um só: o novo filme “Barbie”, que estreia mundialmente no dia 21 de julho.

Dirigido por Greta Gerwig e protagonizado por Margot Robbie (Barbie) e Ryan Gosling (Ken), o live-action recebeu um orçamento de US$ 100 milhões da Warner Bros e vem gerando furor na internet desde o vazamento de algumas filmagens ainda no ano passado.

Agora, a julgar pela calorosa recepção que o filme recebeu na première deste fim de semana, o filme Barbie caminha para ser um sucesso de bilheteria e crítica em 2023. E a Mattel, empresa que produziu a icônica boneca, está de olho nisso.

Em entrevista ao Yahoo Finance, o COO da Mattel, Richard Dickson, afirmou que, “a este ponto, Barbie se tornou um fenômeno cultural”.

Agora, a empresa aposta que a máquina de marketing do filme se converta em fortes cifras para a companhia nos próximos balanços.

Ainda em entrevista ao Yahoo, Dickson exalta o poder de franquia que a boneca e o seu universo possuem. “A marca Barbie evolui de um personagem para uma plataforma e, ultimamente, para uma franquia”, citando as possibilidades de monetização que vão desde experiências de vida real a games e filmes.

Veja como parcerias feitas para a promoção do novo filme da Warner podem se transformar em lucro para a Mattel:

Lucro por bilheteria e interesse por mais filmes

De acordo com o contrato que possui com a Mattel, parte da receita de bilheteria de Barbie deverá parar no cofre da empresa de brinquedos. E este impacto pode ser de até US$ 400 milhões, até que o filme saia de cartaz.

Além disso, pouca gente pode saber, mas a Mattel possui um departamento exclusivo para produções audiovisuais com foco em seus personagens.

Segundo especialistas do mercado, o sucesso de Barbie pode validar 14 outros projetos de conteúdo que já estão em desenvolvimento. O mais avançado deles, também produzido pela Warner Bros, envolve a linha de carrinhos de brinquedo Matchbox.

GAP (GPS) e Forever 21 apostam em linhas exclusivas da Barbie

Em entrevista, Ryan Gosling disse em entrevista que seu par, Margot Robbie, instaurou uma espécie de ‘lei’: só pisava o pé no set de filmagem de Barbie quem estava trajado com ao menos um item de cor rosa. Do contrário, uma multa era aplicada (o dinheiro era destinado a organizações sociais).

A lei de Robbie não ficou restrita aos estúdios da Warner. Mesmo antes da estreia, o filme pode estar borbulhando uma nova onda rosa na moda comercial.

Nesse sentido, a Mattel concedeu direitos de nome (naming rights) à varejista Gap (GPS), que lançou uma linha de produtos exclusiva da Barbie. Os itens disponíveis contemplam desde casacos até roupas para pets e estão nas lojas desde o fim de maio.

A fast fashion Forever 21 foi outra que desembolsou alguns dólares para ter o nome da Barbie em uma linha de roupas com inspirações do mundo cor-de-rosa da boneca.

Airbnb (ABNB) oferece uma experiência da “casa da Barbie”

Fãs e curiosos para conhecer a “casa dos sonhos da Barbie” poderão reservar gratuitamente estadia na mansão, localizada em Malibu, nos Estados Unidos.

Serão duas estadias de uma noite, para até dois hóspedes cada, contando com o ator Ryan Gosling, que interpreta o Ken no novo filme Barbie, como anfitrião.

Reservas serão liberadas em 17 de julho. No entanto, hóspedes brasileiros não estão elegíveis para a hospedagem, conforme informou o Airbnb. As datas de hospedagem são fixas, nos dias 21 e 22 de agosto.

Conseguirão as estadias gratuitas os hóspedes que fizerem a reserva primeiro. Dessa maneira, terão acesso ao quarto de hóspedes privado e áreas comuns, como piscina, lounge, área de churrasco, entre outros.

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Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.

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