Geral

Fim do RG: Governo prorroga para até 11 de janeiro prazo para estados emitirem nova Carteira de Identidade

29 nov 2023, 11:58 - atualizado em 29 nov 2023, 11:58
Carteira de Identidade
Governo adia para 11 de janeiro prazo para estados emitirem nova Carteira de Identidade Nacional (Imagem: Agência Brasil)

O governo prorrogou para 11 de janeiro o prazo para que os estados e o Distrito Federal passem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que deve aposentar o RG.

Conforme publicação em edição extra do Diário Oficial da União na terça (28), além da prorrogação, foram estabelecidas diretrizes claras de proteção de dados e criado um fluxo único de identificação nos cadastros pela Administração Pública Federal.

Segundo o Ministério de Gestão e Inovação, até o momento, mais de dois milhões de novas carteiras de identidade já foram emitidas, com 13 estados já emitindo: Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A mudança no prazo da obrigatoriedade da emissão atende a um pedido dos estados para a ampliação do tempo para a obrigatoriedade da emissão do novo documento. O prazo anterior era até 6 de dezembro, conforme estabelecido no Decreto nº 11.769/2023

Por que RG vai ser substituído pela Carteira de Identidade Nacional?

O uso do número do Cadastro Pessoa Física, emitido pela Receita Federal, permite que o documento seja válido em todo o território nacional, enquanto o RG é emitido por estados.

Dessa forma, o CPF passará a ser utilizado em praticamente todos os documentos, permitindo que, a partir de uma única combinação numérica, entidades governamentais consigam ter acesso a todas as informações de um cidadão, como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros.

A partir de uma única combinação numérica, entidades governamentais poderão ter acesso a todas as informações de um cidadão, como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.