CryptoTimes

‘Fork’ proof-of-work da Ethereum (ETH) recebe data oficial para acontecer

13 set 2022, 11:20 - atualizado em 13 set 2022, 11:20
Ethereum
Cofundador da Ethereum já se manifestou sobre a bifurcação da rede. (Imagem: Unsplash/Tom Parsons)

A bifurcação (“fork”, em inglês) para manter o mecanismo de consenso proof-of-work na Ethereum (ETH) recebeu uma data oficial para acontecer.

Segundo um comunicado no Twitter feito por @EthereumPoW, a conta oficial do fork na rede social, a bifurcação da Ethereum deverá acontecer 24 horas antes da atualização “The Merge”, que mudará o mecanismo de consenso usado na Ethereum, de proof-of-work (PoW) para proof-of-stake (PoS).

Um comunicado oficial é esperado uma hora antes do momento exato do lançamento da rede. Em seguida, o ID do blockchain (“chainID”) de ETHPoW mudará para 10001 e outros materiais vitais para a rede, como dados de nós e RPC, serão disponibilizados.

Para fornecer tempo suficiente para que a mudança do ID do blockchain aconteça, a rede principal de ETHPoW será lançada no momento específico após 2.048 blocos vazios serem processados, o que significa que o primeiro bloco a conter transações da rede bifurcada da Ethereum será o bloco Merge +2.049, segundo a sequência de tuítes de ETHPoW.

Ethereum: Uma espiada no possível ‘fork’
liderado por mineradores da criptomoeda

Preocupações sobre bifurcação da Ethereum

A decisão de adiar a divulgação do código e atualizar o ID do blockchain no último momento possível deixou desenvolvedores confusos.

Alguns dias atrás, o engenheiro de software da Coinbase, Roberto Bayardo, solicitou um “pull request” no GitHub em nome da Coinbase para esclarecer a disponibilidade e ativação do código do fork de EthereumPoW, em que observava que um novo ID de blockchain ainda tinha de ser enviado, e alertava que usar o mesmo chainID após “The Merge” na Ethereum representaria um risco significativo para ataques de repetição (“replay attack”) – ou de gastos duplos.

Embora a equipe do fork da Ethereum tenha respondido a Bayardo, indicando que decisões estão sendo tomadas para evitar ataques de repetição, o adiamento da divulgação pública do código para momentos antes de The Merge atraiu críticas de outros usuários.

Um usuário do GitHub, identificado como mrtestyboy781, afirmou que qualquer organização séria exige tempo para realizar testes de regressão antes de operar o código em um ambiente de produção, e pergunta por que o time da EthereumPoW ainda não implementou uma função para mudar o chainID quando a dificuldade total do terminal for alcançada.

Com esses detalhes sendo divulgados pouco tempo depois da conclusão de The Merge na Ethereum, ainda é incerto como a rede bifurcada será percebida por usuários do mercado de criptomoedas e por corretoras após o lançamento.

Apesar dessa incerteza, o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, já se manifestou sobre o assunto. No início de agosto, Buterin afirmou que a bifurcação da Ethereum dificilmente terá sucesso, devido à adoção a longo prazo.

Ao responder uma pergunta sobre essa proposta, Buterin disse que não vê um aspecto orgânico proposto pelo fork e afirmou serem somente “alguns intrusos que basicamente têm corretoras e querem, principalmente, fazer dinheiro fácil”.

“Não espero que [o fork PoW] tenha adoção substancial e a longo prazo”, acrescentou o cofundador da Ethereum.

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.