CryptoTimes

Fornecedora UniLogin encerra operações por conta de altas taxas de gás da Ethereum

21 set 2020, 9:34 - atualizado em 21 set 2020, 9:34
UniLogin era uma solução que facilitava a integração de usuários em aplicativos do blockchain Ethereum (Imagem: Medium/UniLogin)

UniLogin, que fornece uma solução de integração a usuários para aplicações da Ethereum, está encerrando suas operações por conta das altas taxas de gás.

Taxas de gás são pagamentos feitos pelos usuários aos mineradores para compensar o poder computacional necessário para processar e validar transações no blockchain Ethereum.

“UniLogin está sem gás”, afirmou o cofundador Alex Van de Sande em uma publicação na última sexta-feira (18).

“Não necessariamente sem dinheiro, mas o atual mercado de gás da Ethereum, o surgimento das DeFi [finanças descentralizadas] mudaram o jogo o suficiente para que não vejamos um futuro para o projeto.”

Van de Sande disse que UniLogin é muito sensível aos preços de gás porque, antes de integrar quaisquer usuários, o projeto estava aplicando uma nova carteira multiassinaturas em nome dos usuários, registrando um ENS [Ethereum Name Service] e, às vezes, usando seu “relayer” — mecanismo que organiza ordens individuais em um livro de ofertas para simular a experiência de uma corretora — para acrescentar uma transação em DAI.

“Em seguida, cada novo acesso em um dispositivo diferente exigia uma nova transação no blockchain (para acrescentar uma nova chave) e cada transação seria um pouco mais cara por conta do relayer”, disse Van de Sande.

Ele continuou a explicar que, alguns dias, todo o processo de integração de um novo usuário estava custando US$ 130, o equivalente ao custo de uma carteira de hardware.

Cinco soluções de custódia
para pessoas e empresas

A atual situação de gás não é um problema temporário, segundo Van de Sande pois, mesmo se os preços de gás melhorarem e os custos de integração forem reduzidos, “ainda seria um empecilho para muitas aplicações populares com milhões de usuários”.

UniLogin considerou migrar para uma DeFi de segunda camada com foco em carteira ou uma solução única de acesso para um conjunto menor de produtos em xDAI, mas isso seria praticamente um recomeço do projeto.

Então, UniLogin decidiu devolver o dinheiro restante aos investidores, disse o cofundador. Não se sabe quanto a UniLogin arrecadou até hoje, quanto irá devolver aos investidores e quem são seus apoiadores.

UniLogin vai continuar a operar “relayers” até o fim do ano para facilitar a migração das interfaces e dos fundos de usuários para outro lugar.

Van de Sande ainda irá anunciar seu próximo passo. O cofundador Marek Kirejczyk e a equipe da UniLogin estão migrando para a Ethworks — um lugar onde startups podem contratar uma equipe para seus projetos na Ethereum.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.