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Franquias: João Castelo, do 300 Franchising, aponta quatro estratégias de sucesso

08 nov 2022, 6:18 - atualizado em 08 nov 2022, 6:18
Franquias
Aceleradora de franquias 300 Franchising é atualmente a sexta maior do mundo, com faturamento de R$ 6,5 bilhões. (Imagem: Divulgação/300 Franchising)

As franquias continuam chamando a atenção de quem tem o sonho de empreender. Por serem modelos de negócios previamente testados, a modalidade gera mais confiança e segurança em quem decide seguir o caminho empresarial. No entanto, isso não é garantia de sucesso.

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Assim como qualquer empresa, são diversos fatores que contribuem para que uma franquia prospere.

A holding de franquias 300 Franchising espera lucrar com um modelo de negócios que já tem funcionado muito bem no universo das startups há anos: o de aceleração.

Aceleradora com 7 mil unidades franqueadas e faturamento de R$ 6,5 bilhões é a sexta maior do mundo, mas quer crescer ainda mais.

Segundo João Castelo, especialista neste modelo de negócio e conhecido por estar à frente da 300 Franchising, o empreendedor precisa adotar algumas práticas para que a loja tenha sucesso.

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“A marca é um diferencial, mas não garante tudo. Cabe ao franqueado se esforçar para que o seu estabelecimento se destaque”, aponta o empresário.

Confira, a seguir, quatro segredos do mundo das franquias que o especialista considera fundamentais.

1) Participe da operação

Para gerenciar uma franquia, é preciso estar presente no dia a dia da operação, sobretudo nos primeiros meses.

A participação ativa do franqueado é fundamental para o sucesso da empresa.

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O “olho do dono” também é necessário nesse tipo de negócio. Portanto, dedique-se ao máximo para que a empresa funcione da melhor forma possível.

2) Conheça outros franqueados

Trocar experiências com outros franqueados da mesma rede ajuda muito a aprimorar os negócios.

Pergunte sobre estratégias de vendas, gerenciamento de crises, gestão de pessoas e atendimento ao cliente.

Além disso, vale manter contato com o suporte da franqueadora para pôr em prática os melhores processos disponíveis.

3) Aprimore o atendimento

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As franquias, mais do que qualquer outro tipo de negócio, precisam manter uma boa relação com os clientes.

A marca costuma ter um padrão de atendimento e é importante mantê-lo em alto nível. O franqueado, adicionalmente, precisa buscar maneiras para aprimorar a relação com os clientes, diferenciando-se de outras lojas e concorrentes.

4) Saiba todos os detalhes do funcionamento da marca

O franqueado precisa estar por dentro da estrutura da rede de franquias. Isso significa que é necessário saber todos os procedimentos que fazem a marca funcionar.

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Portanto, siga as regras, entenda o seu papel como franqueado e seja parceiro de outras lojas.

Assim, evita-se eventuais problemas contratuais e com o franqueador, além de potencializar a marca, o que gera mais confiança nos consumidores.

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Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
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