Frísia anuncia aquisição de esmagadora de soja em Ponta Grossa (PR)
A Frísia Cooperativa Agroindustrial anunciou a assinatura do contrato para aquisição de uma esmagadora de soja em Ponta Grossa (PR), ampliando sua atuação na industrialização da oleaginosa e avançando na estratégia de verticalização da produção.
A unidade pertence à Louis Dreyfus Company (LDC) e possui capacidade de processamento de 3,4 mil toneladas de soja por dia. Segundo a cooperativa, os atuais colaboradores serão mantidos, e o complexo deverá contar com cerca de 200 funcionários.
Com sede em Carambeí (PR), a Frísia afirma que a compra representa um passo estratégico dentro do planejamento para o ciclo 2025-2030. De acordo com o superintendente da cooperativa, Mario Dykstra, a operação reforça a competitividade da instituição ao integrar etapas produtivas — desde o recebimento do grão até a industrialização e comercialização dos derivados.
O complexo industrial está instalado em uma área de 58,08 hectares e conta com estrutura de recepção, beneficiamento e armazenagem de grãos, com capacidade estática de 300 mil toneladas. A planta inclui ainda área de preparação da soja, extração de óleo e farelo, sistema de degomagem e envase de lecitina, além de refinaria.
A produção será voltada principalmente ao óleo de soja degomado, destinado majoritariamente à fabricação de biocombustíveis, além de farelo de soja para os mercados interno e externo. A unidade também produzirá lecitina e casca de soja, insumos utilizados pelas indústrias de alimentos e de nutrição animal.
Para que a operação seja efetivamente transferida à cooperativa, a transação ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da conclusão da transferência das licenças e autorizações. A expectativa é que o processo seja finalizado até o segundo semestre de 2026.