Fuga do risco faz uma ‘limpa’ de recursos nos futuros das commodities agrícolas

Giovanni Lorenzon
18/05/2022 - 14:03
dólar
Mercados financeiros globais se desequilibram e fazem cair todas as commodities (Créditos: Shutterstock)

Os futuros das commodities agrícolas ficaram reféns do cenário econômico global negativo no andar desta quarta-feira (18) e, sem exceção, caminham para fechamento em baixa com recursos em fuga.

A Bolsa de Nova York (NYSE) cai, os índices futuros idem, os pregões europeus fecharam em queda, o dólar index (DXY) sobe, o petróleo recou mais de 2%, tudo movido pela aversão ao risco que soma vários temores sobre a retomada do crescimento mundial. O Brasil vai junto, arrastando o Ibovespa e o real se desvalorizando, respectivamente em menos 1,46% e mais 0,37% (R$ 4,96), às 14 horas.

Há a covid perambulando pelo lockdown da China, apesar da melhora informada, mas às voltas com a aceleração da doença na Coreia do Norte podendo exportar novos casos, juntando com situação geopolítica na Europa. Não só a guerra segue na Ucrânia, como paira o temor diante das possíveis reações da Rússia à entrada da Finlândia e Suécia na Otan.

Com tudo isso, novos aumentos das taxas de juros nos EUA seguem em foco se os perigos sobre as cadeias de abastecimento não diminuírem e a inflação não for trazida para 2%, segundo aviso do Fed de Minneapolis.

Com esse cenário Chicago e Nova York fizeram uma limpa geral na tabela positiva de todos os derivativos, alguns com os operadores aproveitando a onda negativa para realização de lucros – ou acreditando que riscos de geadas mais perigosas no Brasil não se confirmaram nesta madrugada.

Como no caso do café, que devolve mais de 4% em Nova York.

 

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Última atualização por Giovanni Lorenzon - 18/05/2022 - 17:16

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto