Fundo Adaptive Capital encerra suas atividades por conta da recente queda do Bitcoin

The Block
The Block
20/03/2020 - 14:02
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
The Block
Fundos de hedge são investimento alternativos que usam fundos reunidos que aplicam diferentes estratégias para ganhar um rendimento ativo para seus investidores (Imagem: Crypto Times)

Adaptive Capital, fundo de hedge de criptoativos, está encerrando suas atividades.

Em uma carta aos investidores, o fundo disse que planeja devolver seu capital restante para suas sociedades limitadas após a queda brusca no preço do bitcoin entre os dias 12 e 13 de março.

“Adaptive tomou a decisão de encerrar suas operações e devolver os fundos restantes para investidores. Estamos convencidos de que os riscos de continuar nossas operações nesse ambiente instável pesam mais do que os possíveis benefícios”, declarou a empresa.

O preço do bitcoin caiu em mais de US$ 1 mil no dia 13 de março, após um período relativamente calmo para o criptoativo em comparação ao mercado acionário dos EUA. A média industrial Dow Jones (DJIA) está em queda livre desde o início do mês.

Adaptive culpou as “insuficiências de infraestrutura” por sua incapacidade de responder apropriadamente às liquidações.

A corretora BitMEX, que não é mencionada na carta, ficou fora do ar por 45 minutos durante a queda de preço.

BitMEX afirmou que teve um “problema de hardware” em seu fornecedor de serviços em nuvem, o que fez com que pedidos ficassem atrasados durante esse tempo. 20 minutos depois, tudo voltou ao normal, de acordo com a corretora.

Algumas fontes dizem que o Adaptive possuía contas na BitMEX que foram liquidadas.

“Um número de grandes corretoras, plataformas e ferramentas que usamos diariamente interromperam suas operações durante a grande liquidação, prejudicando significativamente nossa capacidade em agir de acordo”, afirmou o fundo.

Duas fontes próximas ao Adaptive contaram ao The Block que a empresa saiu da queda com menos de 50%. Esse é um número surpreendente, pois a Adaptive cresceu 552,77% entre 3 outubro de 2018 a 3 de maio de 2019, de acordo com informações divulgadas.

A empresa teve uma alta no dia 7 de dezembro de 2018. O valor do bitcoin aumentou mais de 50% desde então.

A empresa relacionou sua habilidade em cronometrar o tempo do mercado com seus indicadores criados com dados “relacionados à maioria das maiores redes de blockchain em tempo real”.

A empresa é comandada por Murad Mahmudov, antigo aluno da Universidade de Princeton e ex-estagiário em empresas como Glencore e Goldman Sachs. Ele mantém um número bem significativo de seguidores de cripto nas redes sociais, com mais de 70 mil seguidores no Twitter.

Mahmudov ainda não comentou sobre o assunto.

No mercado acionário dos EUA, fundos de hedge passaram por infortúnios parecidos, conforme o número de oportunidades para gerar grandes lucros continua a diminuir.

Bridgewater Associates, com US$ 160 bilhões, também é outra vítima importante da turbulência de mercado causada pelo coronavírus.

De acordo com uma carta de investidor analisada pelo The Block, o desempenho líquido de seus fundos All Weather e Pure Alpha caíram em valor líquido. O fundo Pure Alpha (18%) é o que está sofrendo mais perdas, cerca de 21%, de acordo com o documento.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 20/03/2020 - 14:02

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web