Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Fundo Adaptive Capital encerra suas atividades por conta da recente queda do Bitcoin

20/03/2020 - 14:02
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Fundos de hedge são investimento alternativos que usam fundos reunidos que aplicam diferentes estratégias para ganhar um rendimento ativo para seus investidores (Imagem: Crypto Times)

Adaptive Capital, fundo de hedge de criptoativos, está encerrando suas atividades.

Em uma carta aos investidores, o fundo disse que planeja devolver seu capital restante para suas sociedades limitadas após a queda brusca no preço do bitcoin entre os dias 12 e 13 de março.

“Adaptive tomou a decisão de encerrar suas operações e devolver os fundos restantes para investidores. Estamos convencidos de que os riscos de continuar nossas operações nesse ambiente instável pesam mais do que os possíveis benefícios”, declarou a empresa.

O preço do bitcoin caiu em mais de US$ 1 mil no dia 13 de março, após um período relativamente calmo para o criptoativo em comparação ao mercado acionário dos EUA. A média industrial Dow Jones (DJIA) está em queda livre desde o início do mês.

Adaptive culpou as “insuficiências de infraestrutura” por sua incapacidade de responder apropriadamente às liquidações.

A corretora BitMEX, que não é mencionada na carta, ficou fora do ar por 45 minutos durante a queda de preço.

BitMEX afirmou que teve um “problema de hardware” em seu fornecedor de serviços em nuvem, o que fez com que pedidos ficassem atrasados durante esse tempo. 20 minutos depois, tudo voltou ao normal, de acordo com a corretora.

Algumas fontes dizem que o Adaptive possuía contas na BitMEX que foram liquidadas.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

“Um número de grandes corretoras, plataformas e ferramentas que usamos diariamente interromperam suas operações durante a grande liquidação, prejudicando significativamente nossa capacidade em agir de acordo”, afirmou o fundo.

Duas fontes próximas ao Adaptive contaram ao The Block que a empresa saiu da queda com menos de 50%. Esse é um número surpreendente, pois a Adaptive cresceu 552,77% entre 3 outubro de 2018 a 3 de maio de 2019, de acordo com informações divulgadas.

A empresa teve uma alta no dia 7 de dezembro de 2018. O valor do bitcoin aumentou mais de 50% desde então.

A empresa relacionou sua habilidade em cronometrar o tempo do mercado com seus indicadores criados com dados “relacionados à maioria das maiores redes de blockchain em tempo real”.

A empresa é comandada por Murad Mahmudov, antigo aluno da Universidade de Princeton e ex-estagiário em empresas como Glencore e Goldman Sachs. Ele mantém um número bem significativo de seguidores de cripto nas redes sociais, com mais de 70 mil seguidores no Twitter.

Mahmudov ainda não comentou sobre o assunto.

No mercado acionário dos EUA, fundos de hedge passaram por infortúnios parecidos, conforme o número de oportunidades para gerar grandes lucros continua a diminuir.

Bridgewater Associates, com US$ 160 bilhões, também é outra vítima importante da turbulência de mercado causada pelo coronavírus.

De acordo com uma carta de investidor analisada pelo The Block, o desempenho líquido de seus fundos All Weather e Pure Alpha caíram em valor líquido. O fundo Pure Alpha (18%) é o que está sofrendo mais perdas, cerca de 21%, de acordo com o documento.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 20/03/2020 - 14:02