ImóvelTimes

Fundo imobiliário é sondado para vender ativo, mas proposta não agrada

20 abr 2023, 18:57 - atualizado em 20 abr 2023, 18:57
fundos imobiliarios imoveis SP
Índice de fundos imobiliários fecha em alta e encerra semana mais curta com feriado local com ganhos, pela segunda vez seguida (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

O fundo imobiliário The One (ONEF11) informou ao mercado que recebeu uma proposta não vinculante para vender os primeiro, segundo, sétimo e décimo andares do edifício de mesmo nome, em São Paulo. O fundo tem participação integral nos imóveis.

Em comunicado, o ONEF11 diz que a proposta tem preço equivalente a R$ 26 mil por metro quadrado. Porém, é aproximadamente 13% abaixo do valor patrimonial do empreendimento. Com isso, o fundo ressalta que o valor ofertado é “significativamente inferior às últimas transações ocorridas no mercado imobiliário com ativos comparáveis”.

“As transações imobiliárias realizadas nos últimos 18 meses de ativos corporativos de alta qualidade como o The One, com classificação AA ou AAA, em um raio de até um quilômetro do imóvel, tiveram preço médio de R$ 37,5 mil por metro quadrado. Entendemos que o The One é um ativo icônico, moderno, flexível, com excelentes locatários e com grande potencial de valorização do valor do metro quadrado”, disse o ONEF no comunicado.

Sendo assim, o fundo imobiliário reiterou que não há qualquer processo ativo de venda do imóvel em andamento. No entanto, o The One diz que, apesar das condições da proposta não justificarem a convocação da assembleia geral, os investidores que detém pelo menos 5% das cotas do fundo podem convocar a reunião para apreciação da proposta.

Índice de fundos imobiliários

O índice de fundos imobiliários (Ifix) fechou em alta no pregão desta quinta-feira (20), véspera de feriado local. Com isso, o Ifix subiu 0,18%, aos 2.814 pontos, no terceiro pregão seguido acima desse nível.

Entre os fundos imobiliários listados no índice, o Capitânia Reit (CPFF11) registrou a maior alta, de 4,38%. Em contrapartida, o BTG Pactual Terras Agrícolas (BTRA11) derreteu 6,95%, após as cotas entraram em leilão ao longo do dia. Cotistas reagiram ao comunicado emitido pelo fundo sobre o imbróglio envolvendo uma fazenda em Campo Verde (MT), adquirida pelo fundo em 2021.

Destaques da semana

Com a alta do dia, o Ifix encerrou com ganhos pela segunda semana seguida, subindo 1,17% entre segunda-feira e hoje. Entre os FIIs, a maior alta foi do Vinci Imóveis Urbanos (VIUR11), de 7,48%. Enquanto o Versalhes Recebíveis (VSLH11) exibiu a maior desvalorização, de 7,07%.

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin