Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Fundos imobiliários descontados: como calcular?

Lucas Eurico Simões
31/12/2021 - 11:30
Imóveis, Prédios, Setor Imobiliário
Indicador “P/VP” demonstra a distância entre o valor do patrimônio do fundo imobiliário e o preço da cota negociada no mercado (Imagem: Unsplash/@samsonyyc)

Para analisar o preço de um fundo imobiliário (FII), o indicador mais utilizado é o P/VP (Preço sobre Valor Patrimonial). Ele é composto pela divisão do Preço da Cota (P) pelo Valor Patrimonial (VP).

Quando o resultado for menor do que 1, o cálculo indica que a cota está menor do que o valor dos seus ativos, recebendo então o adjetivo de fundo descontado.

Em outras palavras, o “P/VP” demonstra a distância entre o valor do patrimônio e o preço da cota negociada no mercado.

Vale ressaltar que esse indicativo não é suficiente para analisar um fundo imobiliário. É preciso avaliar outros fatores macroeconômicos que impactam o desempenho do FII.

“Um fundo abaixo do seu valor patrimonial nem sempre é bom, e um fundo negociando acima nem sempre é ruim”, alerta Maicon Melo, sócio proprietário da Online Traders.

É preciso analisar individualmente as posições dos FIIs para considerar outros fatores, como a localização da propriedade e sua função social, completa o especialista.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 29/12/2021 - 10:40

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web