Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Fundos multimercados dos grandes investidores: quais subiram ou caíram em abril?

19/05/2020 - 15:39
Mercados
Os fundos multimercado possuem diversas estratégias, isto é, permitem uma ampla combinação de ativos (Imagem: Unsplash/@m_b_m)

A intensa volatilidade no mercado financeiro persistiu em abril. Além dos efeitos negativos da pandemia do coronavírus na economia, houve aumento da tensão política no país.

Apesar de toda a turbulência, a o Ibovespa fechou mês passado com uma valorização de 10,25%, mas ainda acumulando queda de 30,39% no ano. Em abril, o dólar subiu 4,69%, chegando a R$ 5,438. No ano, a moeda americana valorizou 35,51% frente ao real. No mercado secundário de títulos de renda fixa também houve muitas oscilações.

Os fundos multimercados possuem diversas estratégias, isto é, permitem uma ampla combinação de ativos. Mas, de forma geral, o objetivo deles é superar o CDI. Em abril, o CDI foi de 0,28% e, no acumulado do ano, de 1,29%.

De acordo com o Big Data SmartBrain, dos Top 10 fundos multimercados preferidos pelos grandes investidores em abril, nove tiveram desempenhos positivos e acima do CDI do período. A maior alta foi de 3,28% do Legacy Capital Advisory FC FI Mult, que tem a gestão da Legacy Capital. Já a performance negativa de 0,31% ficou por conta do AZ Quest Equity Hedge FC FI Multi, da AZ Quest Investimentos.

No ano, somente 4 dos 10 preferidos apresentaram rentabilidade positiva. São eles, o Claritas Institucional FI Multimercado, da gestora Claritas; o Occam Equity Hedge FC FI Multi, sob o comando da Occam Brasil e o Gripen Advisory FC FI Mult, da SPX, que ficaram acima do CDI acumulado de 1,29%, e o  Absolute Hedge FC FI Mult, da AZ Quest, que teve retorno abaixo desse indexador.

Veja os fundos multimercado favoritos em abril de 2020:


As mudanças no ranking dos fundos multimercados favoritos

Sete fundos multimercados que estavam na lista em março continuaram bastante procurados em abril, de acordo com o Big Data SmartBrain. O Claritas Institucional FI Multimercado passou do quinto para o primeiro lugar.

No mês passado, as novidades foram os fundos Pimco Income FC FI Multimercado de Investimentos Estrangeiros; o Gripen Advisory FC FI Mult e o Kinea Chronos FI Mult.

Deixaram o ranking de preferência o AZ Quest Mistral FC FI Mult de Crédito Privado, o Occam LS Plus FC FI Multi e o BTG Pactual Discovery FI Mult.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

Última atualização por Diana Cheng - 19/05/2020 - 15:39