ImóvelTimes

Gafisa (GFSA3): Acreditamos em um cenário econômico mais estável para 2023, diz novo CEO

24 set 2022, 15:00 - atualizado em 23 set 2022, 16:57
Gafisa Henrique Blecher
Henrique Blecher é novo CEO da Gafisa (Imagem: Ricardo Borges/Gafisa)

Com quase 15 anos de experiência no mercado imobiliário, Henrique Blecher foi anunciado como novo CEO da Gafisa (GFSA3) na última semana. Na ocasião, a companhia também anunciou a conclusão da aquisição da incorporadora carioca Bait, onde Blecher atuava como diretor executivo e sócio.

A operação envolveu uma combinação de pagamentos em ativos imobiliários, no montante de R$ 90 milhões, e outra parcela em espécie no mesmo valor.

Em entrevista ao Money Times, o novo CEO da Gafisa comentou sobre o reforço da presença do grupo no mercado cariocas através da aquisição da Bait. Além disso, Blecher destacou que os projetos em desenvolvimento colocam a Gafisa em posição de destaque no segmento de alta renda. Confira a íntegra da entrevista abaixo.

MT. A Gafisa é conhecida por atuar em diferentes faixas de renda, bem como em diferentes regiões do País. Nesta nova fase da companhia, podemos esperar um foco maior em determinadas cidades – como São Paulo e Rio – e em determinadas faixas de renda – como imóveis de alto padrão?

HB. Somos conhecidos por termos atuado em diversos segmentos, mas sempre com foco no residencial de médio e alto padrão. São Paulo e Rio de Janeiro são as nossas praças prioritárias e, com a aquisição da Bait, reforçamos a nossa presença no Rio de Janeiro, nos tornando a empresa mais relevante do segmento na cidade. Além disso, os ativos que possuímos em ambas as regionais e os terrenos, que estão com projetos em desenvolvimento, nos colocam em posição de destaque no segmento de alta renda.

MT. A reformulação da área de marketing do grupo deve ser iniciada ainda em 2022? Além disso, há outras propostas para impulsionar a velocidade de vendas – como parcerias com marcas, a exemplo do Tonino Lamborghini?

HB. Não é bem uma reformulação, é um incremento que nos trará mais assertividade para fazer boas escolhas, sobretudo para o segmento de luxo. Estamos direcionando esforços para maior geração de caixa e todas as decisões precisam de embasamento, para que não haja desperdício de recursos. Inovação, tecnologia, dados, pesquisas e as ferramentas de inteligência de marketing estão aí e nós vamos mergulhar fundo nisso para conhecer ainda mais os clientes, seus anseios, o que tem dado certo no mundo todo, para direcionarmos nossas ofertas. Parcerias com marcas de luxo são oportunidades que estão no nosso radar. Entretanto, a cada nova oportunidade, estudamos relação custo/benefício, marca a marca, para avaliarmos quais de fato fazem sentido para agregar ainda mais valor em nossos produtos.

MT. Atualmente, a Gafisa tem pelo menos sete futuros lançamentos na cidade de São Paulo, os projetos seguem de pé ou poderá haver alguma mudança de rota?

HB. Todos os nossos projetos estão sendo revisitados em todas as esferas, de ponta a ponta, de modo a garantir a sinergia com o nosso posicionamento e o retorno financeiro esperado. Estamos em um momento de mercado, em que todos os players estão olhando para dentro de casa, aguardando definições políticas e econômicas para serem assertivos na hora de posicionar os projetos, caminhando para um cenário mais estável, com queda da taxa de juros e otimismo. Ainda assim, estamos com dois breves lançamentos em São Paulo e Rio de Janeiro, já em curso, voltados para o público de alta renda. Além disso, estamos preparando outros projetos para lançamento no último trimestre de 2022.

MT. Para 2023, existe uma expectativa de retomada do ciclo de expansão do setor imobiliário por parte do mercado. Diante disso, quais suas perspectivas para o próximo ano?

HB. O mercado imobiliário é diretamente dependente de uma macroeconomia estável no cenário nacional, especialmente na correlação com a taxa de juros e controle de inflação. Passado o período eleitoral e de Copa do Mundo, acreditamos em um cenário econômico mais estável para 2023, o que se traduz em mais confiança do consumidor e investidores.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.