CryptoTimes

Genesis Global Trading suspende extensão de crédito após “maior desalavancagem” já vista

09 abr 2020, 7:43 - atualizado em 09 abr 2020, 8:36
genesis capital
Genesis Global Trading, empresa institucional de negociação e empréstimo em cripto de mercado de balcão (OTC, na sigla em inglês), suspendeu a extensão de crédito após “a maior desalavancagem” já vista (Imagem: Genesis Capital)

No episódio mais recente do podcast The Scoop, do The Block, Michael Moro, CEO da Genesis, afirmou que o mercado de crédito de criptoativos está passando por um nível inédito de instabilidade por conta do desaparecimento de oportunidades de arbitragem após as oscilações voláteis de preço no mês de março.

No início do ano, ele disse, o mercado de futuros de bitcoin estava sendo negociado a um valor mais alto do que o normal no mercado à vista.

Como consequência, as contrapartes da Genesis iriam pegar dólares emprestado, adquirido criptoativos no mercado à vista e depois os vendido no mercado de futuros para aproveitar a oportunidade de arbitragem.

“Os dias 12 e 13 de março vieram e o mercado mudou”, de acordo com Moro.

Por conta da drástica queda de preço naquela semana, negociadores começaram a devolver seus dólares pegos emprestado para pegar bitcoin emprestado, e o mercado de futuros começou a ser negociado a um desconto considerável.

Negociadores aplicaram uma nova estratégia: venderam no mercado à vista, compraram os futuros e esperaram até a data de expiração para coletar a diferença de preço (spread).

“O nível em que dólares estavam indo e o bitcoin estava saindo era o maior que já tínhamos visto”, afirmou o CEO (Imagem: Unsplash/@silverhousehd)

Além disso, o blockchain Bitcoin passou por uma congestão considerável como resultado do drástico aumento nas atividades de negociação. Assim, se tornou desafiador movimentar ativos durante esse período.

“O que aconteceu naquela semana foi o maior tipo de desalavancagem que já tínhamos visto desde que começamos nossa empresa há alguns anos”, afirmou ele. “O nível em que dólares estavam indo e o bitcoin estava saindo era o maior que já tínhamos visto.”

Por conta dessa tendência, Genesis decidiu dar uma pausa na extensão de crédito em março. Atualmente, está realizando a gestão de clientes individuais.

“O mercado de ações está entrando em colapso, o mercado de petróleo está entrando em colapso, o mercado de renda fixa está volátil e você fica sabendo que um título comercial não será prorrogado, então o mercado de créditos está deslocado”, afirmou ele. “Como eu ficaria confortável em estender crédito nesse ambiente?”

“Então nós dissemos: ‘vamos parar apenas o crédito, para ver como a poeira abaixa, então esperamos por algumas semanas, um mês ou o tempo necessário para termos uma melhor compreensão de onde o mercado está e reavaliarmos”, afirmou ele.

Enquanto a Genesis dá um passo para trás, suas adversárias continuam a fornecer empréstimos a uma garantia significativamente reduzida, afirma ele. Porém, ele afirmou que o risco é muito alto agora para a Genesis competir com essas empresas ao diminuir as taxas de garantia.

“Normalmente, é claro que gostaríamos de competir e ver se poderíamos chegar lá”, disse ele. “Mas, durante duas semanas, deixaremos os outros tomarem esse risco porque é algo que eu não me sentiria confortável em fazer.”

“Precisamos [de clientes] para garantir completamente ou sobrecolaterizar”, acrescentou ele.

Você pode conferir, abaixo e em inglês, ao episódio do podcast The Scoop com a participação de Michael Moro:

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.