BusinessTimes

Gestora americana BlackRock reduz participação em Cogna e Assaí

21 out 2021, 11:27 - atualizado em 21 out 2021, 11:27
BlackRock Gestora de Recursos
Empresa tem US$ 9,5 trilhões de ativos sob gestão. (Imagem: Reuters/Lucas Jackson)

Em meio a uma maior deterioração do cenário doméstico, a americana BlackRock, que tem US$ 9,5 trilhões de ativos sob gestão, reduziu a participação no capital social da empresa de educação Cogna (COGN3) e na varejista Assaí (ASAI3), disseram as companhias nesta quinta-feira (21).

A BlackRock passou a deter 4,96% do total de ações da Cogna, o que representa um total de 93.102.673 de papéis. A gestora ainda detém 20.982.131 instrumentos financeiros derivativos referenciados em ações da empresa, representando cerca de 1,11% do total.

Na Assaí, a participação da gestora foi reduzida para 61.393.109 ações e 202.372 ADRs (American Depositary Receipts) — 4,63% do total. A BlackRock detém 135.049 em instrumentos financeiros derivativos referenciados em ações da varejista, representando aproximadamente 0,01% do total.

Em ambos os casos, a posição informada pela gestora às empresas diz respeito ao dia 15 de outubro, quando o Ibovespa já acumulava uma queda de 8% em 2021, em um reflexo de uma maior aversão ao risco por conta da fragilidade fiscal do país e receio com inflação global.

Na semana passada, a BlackRock informou que comprou ações da Itaúsa (ITSA4), passando a deter cerca de 5,01% do total de ações preferenciais da holding. Em todos os casos recentes o objetivo é apenas de investimento, não alterando controle societário das empresas.

Veja o comunicado da Assaí:

Veja o comunicado da Cogna:

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.