Gestora Grayscale entra com pedido para converter seu maior fundo cripto em ETF

The Block
The Block
19/10/2021 - 14:30
Traduzido e editado por Vitória Martini
The Block
Grayscale bitcoin
Desde julho, rumores circulavam de que a Grayscale estaria aumentando seus esforços para converter seu principal fundo, o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), em um ETF (Imagem: Grayscale/Divulgação)

NYSE Arca entrou com pedido para listar o fundo negociado em bolsa (ETF, na sigla em inglês) de bitcoin (BTC) da Grayscale, iniciando o cronômetro à espera de uma decisão da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC) americana.

Desde julho, rumores circulavam de que a Grayscale estaria aumentando seus esforços para converter seu principal fundo, o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), em um ETF. A gestora anunciou que iria destinar as funções de administração e de contas do fundo para o BNY Mellon, em outubro.

Na época, Michael Sonnenshein, CEO da gestora, disse que envolver o banco americano seria um marco importante para a conversão do fundo em ETF.

Em fevereiro, Sonnenshein disse ao The Block, em sua participação no podcast The Scoop, que a Grayscale planejava “registrar e listar GBTC em uma bolsa de valores mobiliários como um ETF de fato”.

Para isso, a gestora contratou David LaValle, ex-CEO da fornecedora de índices Alerian e ex-diretor de mercados de ETF de capital da State Street, como diretor global de ETFs.

Grayscale disse que o status de ETF é o objetivo final para seus produtos. Passos iniciais para o ETF também incluem registrar os fundos como companhias que respondem à SEC, o que ambos seus fundos de bitcoin e de ether já realizam.

Apesar da permissão da Comissão para um ETF de futuros de bitcoin, a reguladora americana ainda tem de aprovar um ETF cripto à vista. Em recusas anteriores, a SEC mencionou preocupações de manipulação de preço no mercado de bitcoin à vista.

O recém-aprovado ETF de futuros de bitcoin será negociado na Bolsa Mercantil de Chicago, uma bolsa regulamentada federalmente nos Estados Unidos, o que alguns apontam fazer a diferença.

Ainda, Grayscale argumenta que, se uma reguladora estiver confortável com um derivativo, provavelmente estará confortável com o ativo subjacente.

“Na Grayscale, acreditamos que, se as reguladoras estão confortáveis com ETFs que negociam contratos futuros de determinado ativo, elas também devem estar confortáveis com ETFs que oferecem exposição ao preço à vista do mesmo ativo”, disse David LaValle, em uma declaração.

Recentemente, a SEC adiou a decisão sobre quatro pedidos de ETF cripto para o final de 2021. Para todos os aplicantes, não foi a primeira extensão comunicada. VanEck é a empresa há mais tempo no aguardo de uma resposta e deverá receber a decisão da SEC até 14 de novembro.

O ETF de futuros de bitcoin da ProShares começou a ser negociado hoje (19) na NYSE Arca.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 19/10/2021 - 14:30

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web