Gestora Hashdex lança na bolsa brasileira o DEFI11, ETF de finanças descentralizadas

Vitória Martini
17/02/2022 - 13:49
Hashdex DEFI11
Hoje (17), a gestora brasileira Hashdex lançou seu quarto ETF cripto na B3 (Imagem: Twitter/Hashdex)

A gestora de ativos brasileira Hashdex lançou nesta quinta-feira (17) seu fundo negociado em bolsa (ETF) de finanças descentralizadas (DeFi) na B3.

O novo ETF da gestora, nomeado DEFI11, tem como objetivo oferecer exposição ao mundo DeFi de uma maneira regulada e diversificada.

A Hashdex captou R$ 55,5 milhões para lançar seu produto na B3. DEFI11 foi desenvolvido em parceria com a CF Benchmarks, e irá rastrear o índice “CF DeFi Modified Composite Index”.

Neste início de lançamento na B3, DEFI11 irá abranger 12 ativos, que estão divididos em três categorias.

A primeira categoria corresponde a protocolos DeFi que oferecem soluções para serviços financeiros e abrange Unisawap (UNI), Aave (AAVE), Compound (COMP), Maker (MKR), Yearn.finance (YFI), Curve (CRV), Synthetix (SNX) e AMP (AMP).

A segunda categoria do novo ETF da Hashdex engloba protocolos de suporte, que oferecem soluções de escalabilidade e serviços de armazenamento e consulta de dados aos protocolos DeFi. São eles: Polygon (MATIC), Chainlink (LINK) e The Graph (GRT).

A terceira e última categoria está relacionada a plataformas de registro, que são blockchains em que as transações são validadas e registradas. Para essa categoria do DEFI11, a Hashdex selecionou a Ethereum (ETH).

O ETF DEFI11 é o quarto da gestora cripto brasileira. A Hashdex lançou, no ano passado, o primeiro ETF de cripto do mercado brasileiro, o HASH11. Além desses ETFs, a empresa também lançou BITH11, que investe em Bitcoin (BTC) verde, e ETHE11, um fundo que investe totalmente em Ethereum.

O novo ETF de finanças descentralizadas da Hashdex é o segundo do mercado brasileiro. No dia 8 de fevereiro, a QR Capital lançou, também na B3, o QDFI11, o primeiro ETF DeFi do mundo.

O QDFI11 acompanha o Bloomberg Galaxy DeFi Index, que conta com nove protocolos de finanças descentralizadas. São eles: Uniswap (UNI), Aave (AAVE), MakerDao (MKR), Compound (COMP), Yearn.finance (YFI), SushiSwap (SUSHI), 0X (ZRX), Synthetix (SNX) e Curve (CRV).

Última atualização por Márcio Juliboni - 21/02/2022 - 12:38

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto