Automóveis

Gol, Palio, Uno, Celta e Onix: veja quanto custa manter, por ano, os carros usados mais vendidos em 2021

29 out 2021, 8:47 - atualizado em 19 nov 2021, 9:49
Confira levantamento feito com exclusividade para o Money Times e descubra quanto é preciso desembolsar para manter os carros seminovos mais negociados do Brasil por um ano, segundo cálculos do Zul+ (Imagem: Pixabay/Lteixeira)

Assim como ocorre com um carro zero-quilômetro, ao comprar um veículo usado, você assume uma série de custos que vão muito além do valor da prestação. Combustível, manutenção, seguro e impostos devem ser bem avaliados, para que você encontre o modelo perfeito para suas necessidades e o seu bolso.

Para ajudar, o Money Times pediu ao Zul+, autotech focada em serviços voltados a quem dirige, que fizesse levantamento de quanto custa manter por ano os 5 carros seminovos mais negociados até setembro de 2021 no Brasil.

“Durante o primeiro lockdown por conta da pandemia, a indústria automobilística segurou sua produção, criando um descompasso na cadeia de carros zero-quilômetro. Hoje, a crise global de semicondutores, importante insumo usado nos veículos novos, faz com que muitas concessionárias operem só por encomenda, caso da Jeep, e impulsionado a procura no mercado de seminovos“, explica Lucas Palma, coordenador de comunicação do Zul+.

Confira o levantamento do Zul+, realizado com exclusividade para o Money Times, e boa compra!

1. VW Gol

De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) de setembro, o Volkswagen Gol foi o seminovo mais comercializado no Brasil em 2021.

Para saber quanto custaria manter o veículo ao longo de 2022, o time do Zul+ levou em consideração o Gol 1.0 Flex 12V 5p 2020, que custa hoje R$ 49.507,00 de acordo com a tabela Fipe.

O veículo tem consumo médio de 13,3 quilômetros por litro (km/l) na cidade com gasolina.

Gastos de um VW Gol durante 1 ano Em reais (R$)
Combustível 6.831,45
Seguro auto 1.900,00
Depreciação Valorizou +10K. Em 2020, o mesmo veículo custava 39.323,00 (Fipe).
IPVA (SP, RJ ou MG) 1.980,28
Licenciamento 100
Estacionamento 3.600,00
Manutenção (Revisão + Lavagem 1x por mês) 1.220,00
Pedágio 360,00
Total 15.991,68

2. Fiat Palio

O segundo carro usado mais negociado no Brasil no acumulado do ano é o Fiat Palio, que tem o custo de manutenção orçado em R$ 16.073,36 por ano.

Mesmo descontinuado pela Fiat em 2017, o Palio foi o segundo carro usado mais comercializado em 2021 no Brasil.

Para saber quanto custaria manter o veículo ao longo de 2022, o time do Zul+ levou em consideração o Palio Way 1.0 Fire Flex 8v 59 2017, que custa hoje R$ 34.234,00 de acordo com a tabela Fipe.

O veículo tem consumo médio de 12 km/l na cidade com gasolina.

Gastos de um Fiat Palio durante 1 ano Em reais (R$)
Combustível 7.572,00
Seguro auto 1.900,00
Depreciação Valorizou +1K. Em 2017, o mesmo veículo custava 32.170 (Fipe).
IPVA (SP, RJ ou MG) 1.369,36
Licenciamento 100
Estacionamento 3.600,00
Manutenção (Revisão + Lavagem 1x por mês) 1.172,00
Pedágio 360,00
Total 16.073,36

3. Fiat Uno

Na terceira colocação, o Fiat Uno consome R$ 16.602,58 para o motorista manter.

E para saber quanto custaria manter o veículo ao longo de 2022, o time do Zul+ levou em consideração o Fiat Uno Attractive 1.0 Fire Flex 8v 5p, que custa hoje R$ 46.837,00 de acordo com a tabela Fipe.

O veículo tem consumo médio de 11,6 km/l na cidade com gasolina.

Gastos de um Fiat Uno durante 1 ano Em reais (R$)
Combustível 7.833,10
Seguro auto 1.700,00
Depreciação Valorizou +9K. Em 2020, o mesmo veículo custava 37.493,00 (Fipe).
IPVA (SP, RJ ou MG) 1.873,48
Licenciamento 100
Estacionamento 3.600,00
Manutenção (Revisão + Lavagem 1x por mês) 1.236,00
Pedágio 360,00
Total 16.602,58

4. Chevrolet Celta

Em quarto lugar no ranking, aparece o Chevrolet Celta, com custo anual em R$ 14.981,02. Mesmo descontinuado pela Chevrolet em 2014, o Celta foi o quarto carro usado mais comercializado em 2021 no Brasil.

Para saber quanto custaria manter o veículo ao longo de 2022, o time do Zul+ levou em consideração o Chevrolet Celta 2013 versão Life 1.0 MPFI FlexPower 5p, que custa hoje R$ 25.544,00 de acordo com a tabela Fipe.

O veículo tem consumo médio de 12,2 km/l na cidade com gasolina.

Gastos de um Chevrolet Celta durante 1 ano Em reais (R$)
Combustível 7.447,86
Seguro auto 1.100,00
Depreciação Valorizou +2K. Em 2013, o mesmo veículo custava 22.488,00.
IPVA (SP, RJ ou MG) 1.021,76
Licenciamento 100
Estacionamento 3.600,00
Manutenção (Revisão + Lavagem 1x por mês) 1.351,40
Pedágio 360,00
Total 14.981,02

5. Chevrolet Onix

O quinto carro usado mais negociado no Brasil neste ano é o Chevrolet Onix, que custa R$ 16.051,49 por ano para manter.

Para saber quanto custaria manter o veículo ao longo de 2022, o time do Zul+ levou em consideração o Chevrolet Onix Hatch 1.0 12v Flex 5p Mec., que custa hoje R$ 56.963,00 de acordo com a tabela Fipe.

O veículo tem consumo médio de 13,9 km/l na cidade com gasolina.

Gastos de um Chevrolet Onix durante 1 ano Em reais (R$)
Combustível 6.536,97
Seguro auto 2.000,00
Depreciação Valorizou +K. Em 2020, o mesmo veículo custava 56.963,00
IPVA (SP, RJ ou MG) 2.278,52
Licenciamento 100
Estacionamento 3.600,00
Manutenção (Revisão + Lavagem 1x por mês) 1.176,00
Pedágio 360,00
Total 16.051,49

Metodologia

Aluguel de carro, Venda, Carro, Veículo, Automóvel
Considerando o quadro de valorização de carros seminovos, hoje é o melhor momento para revenda, aponta Zul+ (Imagem: Pxhere)

Nas contas, foram levadas em consideração as versões de entrada do VW Gol, GM Onix e Fiat Uno fabricados no ano de 2020. Já o GM Celta e o Fiat Palio consideramos a última versão fabricada (2014 Celta e 2017 Palio) já que os veículos foram descontinuados.

Em relação ao IPVA, foi considerada a alíquota de 4% dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

“O carro é uma despesa ambulante, com combustíveis e IPVA  entre os principais custos. Considerando o quadro de valorização de carros seminovos, hoje é o melhor momento para revenda, que livra o motorista do aumento do IPVA, calculado pelo preço médio do valor de mercado do veículo. Ou seja, além de não ter uma perda tão grande em relação ao veículo novo, evita-se também o imposto mais salgado”, conclui porta-voz do Zul+.

Em relação ao estacionamento, consideramos o valor médio de uma mensalidade em São Paulo R$300 ao mês. O gasto médio com pedágio foi orçado em R$30 por mês.

Quanto à manutenção, o valor médio da revisão do modelo mais os custos de lavagem automotiva (1 vez por mês) foi em torno de R$ 50.

Sobre o consumo de combustíveis, o Zul+ se baseou o último levantamento divulgado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) da evolução dos preços médios.

Até o último dia 17 de outubro, o litro de gasolina comum era encontrado por R$ 6,31, em média, na região Sudeste. Há um ano atrás, esse mesmo litro era encontrado por R$ 4,34.

Além disso, a autotech levou em conta a rodagem de 1.200 km por mês, cerca de 40 km/dia.

Embora esteja apontado na tabela a depreciação de cada veículo, o Zul+ optou por não colocar ela na conta visto que os veículos valorizaram em geral e passaram a custar mais caro do que antes.

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
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