Pagamentos

Golpe do Pix: Receita Federal faz alerta sobre falsos descontos para pagamentos de tributos; confira

23 out 2023, 11:13 - atualizado em 23 out 2023, 11:13
Golpe Pix
Receita Federal indica meios oficiais para evitar golpe do Pix (Imagem: Marcello Casal/Agência Brasil)

A Receita Federal emitiu um alerta para golpes aplicados via WhatsApp que oferecem falsos descontos para a realização de pagamentos de tributos via Pix.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A instituição indica que não envia boletos para pagamento por e-mail e nem por WhatsApp. Além disso, não realiza isenções, reduções de multa ou juros de pagamento por Pix.

A emissão dos débitos em cobrança é feita no Portal do Simples Nacional ou no Portal e-CAC com acesso via código de acesso ou certificado digital ou ainda na conta gov.br, de nível prata ou ouro.

  • 100 DIAS PARA INVESTIR: A 100ª edição do Giro do Mercado traz as melhores recomendações para você investir em ações nacionais e internacionais, além de fundos imobiliários. Clique aqui e não perca a oportunidade!

Nível prata e ouro

Prata

Segundo o portal do governo, para aumentar o nível da conta gov.br para prata, você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Senatran: Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);
  • Bancos: Validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado;
  • Sigepe: Validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal.

Ouro

Para aumentar o nível da conta gov.br de prata para ouro, você também pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.

  • Justiça eleitoral: Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE);
  • Certificado digital: Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

*Com Lorena Matos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
laura.santos@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar