CryptoTimes

Golpes com NFTs? Junior Maciel, CTO da Genyus, explica fraudes mais comuns; confira

28 jun 2022, 6:44 - atualizado em 28 jun 2022, 6:44
Junior Maciel CTO Genyus
Perfil falso e manipulação de mercado fazem parte das ações dos golpistas, aponta Junior Maciel, CTO do Grupo Genyus. (Imagem: Divulgação)

O mercado de NFTs (tokens não fungíveis, em português) já é alvo de golpistas, embora seja uma indústria recente e, portanto, pouco conhecido do grande público de investidores,

Em geral, as fraudes envolvem perfis e sites falsos, além de manipulações de mercado. Como os NFTs, em sua maioria, ainda são produtos de luxo, os golpes podem gerar prejuízos volumosos às vítimas.

Entusiasta do segmento, Junior Maciel, investidor e CTO do Grupo Genyus, empresa especializada no desenvolvimento de softwares, conhece como poucos as fraudes no ambiente digital, sobretudo as que são realizadas por meio de NFTs e criptomoedas.

Confira, a seguir, os golpes mais comuns, de acordo com o especialista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sites falsos

Lojas falsas de NFTs são criadas com o objetivo de coletar informações pessoais das vítimas. O golpe se caracteriza por criar uma página bastante semelhante à da loja real.

O usuário deve prestar bastante atenção a URL para não cair no golpe.

Leilão fraudulento

Nos leilões de NFTs, os pagamentos costumam ser feitas em criptomoedas. Contudo, na hora do pagamento, o golpista troca a criptomoeda negociada por uma de menor valor, prejudicando o vendedor.

Perfil falso

Imagens de artistas, celebridades e famosos são utilizadas por criminosos como forma de ludibriar interessados em NFTs.

O potencial comprador acredita que o produto é vendido por alguém com credibilidade, mas não passa de um golpe. Além disso, é muito comum as coleções serem ofertadas a preços mais baixos do que o de mercado.

Rug pull

Ações de rug pull (puxada de tapete, em tradução livre) ocorrem quando os golpistas inflam o valor do NFT, atraindo a atenção de investidores.

Assim que o ativo chega a determinado valor, os supostos vendedores somem com o dinheiro.

Pump & dump

No pump and dump (inflar e largar, em tradução livre), os golpistas aumentam artificialmente a demanda por um NFT, comprando grandes quantidades.

Isso faz com que pessoas desavisadas acreditem que o preço vai continuar subindo, o que as estimula a entrar no negócio.

No entanto, chega uma hora que os fraudadores se desfazem de todos os ativos, deixando as vítimas com produtos de baixo valor.

Siga o Crypto Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas, analistas e leitores do Crypto Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no mundo cripto. Siga agora a página do Crypto Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.