Empreendedorismo

Google lança plataforma gratuita para promover empresários; entenda como a big tech lucra com isso

20 maio 2023, 18:00 - atualizado em 19 maio 2023, 14:10
Plataforma do Google a Napp passará por expansão para outros segmentos (Imagem: Divulgação)

O Google anunciou o lançamento de uma plataforma voltada para pequenos e médio empreendedores (PMEs) em parceria com a Napp.

A plataforma objetiva expandir a presença online destes negócios, oferecendo sete dos principais serviços do Google voltado para negócios, como o Google Ads, perfil da empresa na ferramenta.

Em apresentação da plataforma para jornalistas, Bruno Zenatte, CEO da Napp Solutions, explicou que a disponibilização de uma plataforma 100% gratuita visa atender os principais desafios de pequenos e médios empresários.

Com base em pesquisa realizada pelo Google e Napp, Zenatte apontou que estes desafios são:

  • Falta de conhecimento sobre as ferramentas digitais;
  • Escassez de tempo;
  • Informação com múltiplas interfaces ao mesmo tempo;
  • Gerenciamento manual do estoque e catálogo online;
  • Falta de experiência no desenvolvimento de estratégia de marketing digital.

“As pequenas e médias empresas precisam ter ferramentas simples e eficientes para se beneficiar da economia digital e empresas como a Napp são parceiros importantes do Google para que nossos produtos cheguem a todos os empreendedores brasileiros”, afirma Newton Neto, diretor de parcerias do Google para a América Latina.

Como vai funcionar a parceria entre Google e Napp

A plataforma já está disponível. No entanto, apenas para o segmento de farmácias, inicialmente. Até o fim de 2024, há a estimativa de expandir para outros segmentos.

Os pequenos e médios empresários podem se cadastrar gratuitamente na plataforma, onde ocorre uma integração de todos os dados do sistema utilizado pelo negócio com a plataforma da Napp. A partir disto, dados e instruções passam a ser disponibilizados aos pequenos e médios empresários, tendo como base o gerenciamento de informações feito pela plataforma.

Além disso, PMEs receberão um site completamente gratuito e unificação de serviços do Google na plataforma.

“Essa parceria com o Google, que é uma referência em tecnologia, é fundamental para que a Napp possa ser cada vez mais útil às pequenas e médias empresas brasileiras”, diz Bruno Zenatte

Expansão para outros segmentos

A plataforma está disponível para o segmento de farmácias, com cerca de  8 mil pequenas e médias farmácias cadastradas em todo o Brasil.

“O segmento foi escolhido como o primeiro a testar a plataforma após a identificação do potencial de acelerar a digitalização e o uso de novas tecnologias no setor”, explicam.

Ao longo dos próximos meses, a Napp vai gradualmente oferecer a plataforma para outros segmentos do comércio, visando chegar a dezenas de milhares de empresas até o final de 2024.

100% gratuito?

Tanto farmácias neste primeiro momento, quanto outros segmentos no futuro, poderão se cadastrar de forma gratuita. Sendo assim, não existirão taxas para as funcionalidades anunciadas pela parceria.

No entanto, o diretor de parcerias do Google explicou que, com a expansão de empresários utilizando os serviços do Google e compreendendo sua importância, há margem para a aquisição de novos clientes de publicidade, o que gera lucros à big tech.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.