Google lança tecnologia que permite pagamentos com inteligência artificial e suporte para stablecoins, diz publicação

O Google anunciou nesta terça-feira (16) um novo esquema de pagamentos utilizando inteligência artificial (IA), de acordo com o portal Fortune. O protocolo, de código aberto, inclui a possibilidade de débito, crédito e transferências com stablecoins, as criptomoedas com lastro em ativos do mundo real.
Para conseguir adicionar as stablecoins como meio de pagamento, o Google trabalhou com a Coinbase, a maior corretora de criptomoedas (exchange) dos Estados Unidos, que desenvolveu seu próprio mecanismo de IA com cripto.
Além disso, outras empresas do setor, como a Ethereum Foundation, a American Express, Etsy e Salesforce, auxiliaram no desenvolvimento do projeto.
- LEIA TAMBÉM: As recomendações das principais corretoras de criptomoedas estão em um e-book gratuito do Crypto Times; cadastre-se para receber
“A maneira como o construímos foi desde o início para levar em conta tanto as capacidades de pagamento tradicionais e existentes quanto às capacidades futuras, como as stablecoins”, disse James Tromans, chefe de Web3 na Google Cloud, ao portal.
No final de agosto, o Google Cloud anunciou sua própria blockchain, o que levantou suspeitas de que a plataforma estaria desenvolvendo uma stablecoin própria.
Agentes de inteligência artificial do Google
No mundo digital, os chamados agentes de IA (IA agents) nada mais são do que algoritmos projetados para casos de uso específicos.
Por exemplo, algumas empresas criaram agentes especializados em escrever códigos, outras criaram agentes de IA que navegam em marketplaces online para comprar roupas para um consumidor humano, e por aí vai.
Alguns executivos de tecnologia preveem que, em um futuro próximo, a IA falará cada vez mais com a IA, sem a intermediação de humanos.
- SAIBA MAIS: O que pensam os líderes de grandes empresas e gestoras financeiras? O programa Money Minds traz entrevistas exclusivas; veja agora
Se isso acontecer, Agentes de IA podem interagir entre si, por exemplo, em diferentes instituições financeiras para encontrar hipotecas para compradores de imóveis ou mesmo IAs de lojas podem conversar com as dos clientes, enfim.
Por isso, o Google lançou em abril um novo protocolo que cria um meio padrão para diferentes agentes se comunicarem entre si. O lançamento desta terça-feira se baseia nessa estrutura e garante que as transações entre dois agentes de IA sejam seguras e correspondam ao que os humanos em cada extremidade pretendiam, disse Tromans, o executivo da Google.