Governo Federal

Governo autoriza Fundo Garantidor de Crédito a dobrar garantia em depósito a R$ 40 milhões

06 abr 2020, 12:31 - atualizado em 06 abr 2020, 12:31
Real Dinheiro
As instituições financeiras poderão captar em DPGE o valor equivalente ao seu patrimônio líquido (Imagem: Reuters/Bruno Domingos)

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou nesta segunda-feira o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) a dobrar o valor que garante a investidores de depósitos a prazo com garantia especial (DPGE) a 40 milhões de reais, sobre 20 milhões de reais antes, num esforço para aumentar a liquidez dos bancos de menor porte em meio à crise com o coronavírus.

A medida havia sido antecipada pela Reuters na última quarta-feira.

No fim de março, o Banco Central anunciou a autorização para que instituições financeiras pudessem captar por meio de depósitos a prazo com garantia especial do FGC, num instrumento preventivo para ajudar especialmente pequenos e médios bancos neste momento.

A expectativa divulgada à época era de que a mudança abrisse a porta para liberação de 200 bilhões de reais em crédito.

O DPGE deve ter valor mínimo de emissão de 1 milhão de reais, com prazo mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses, sendo vedado o resgate antecipado.

As instituições financeiras poderão captar em DPGE o valor equivalente ao seu patrimônio líquido, limitado a 2 bilhões de reais por conglomerado, e as emissões poderão acontecer até o início de 2022.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.